Comando de Operações Especiais da Força Aérea dos EUA recebe seus primeiros aviões de ataque OA-1K Skyraider II

No último dia 3 de abril, o Comando de Operações Especiais da Força Aérea dos Estados Unidos recebeu seus primeiros aviões de ataque OA-1K Skyraider II, dando início a um processo que passou por avanços e retrocessos constantes nas últimas décadas. Derivado do avião agrícola Air Tractor AT-802, o Skyraider II deverá conquistar seu espaço em uma Força que avança rumo aos requisitos impostos pelos combates de alta intensidade.

Embora o Tenente-General Michael Conley, comandante do Comando de Operações Especiais da Força Aérea dos EUA (AFSOC), tenha declarado que o “…redefinirá nossa maneira de abordar campanhas conjuntas, a resposta a crises e o panorama em constante mudança da guerra moderna…”, diversos setores questionam a utilidade de uma plataforma como o Skyraider II em conflitos de alta intensidade, como os que estão ocorrendo na Europa e no Oriente Médio, bem como os que podem surgir na região do Indo-Pacífico.

Vale lembrar que os requisitos por uma aeronave de ataque leve surgiram há vários anos, quando as Forças Armadas dos EUA estavam envolvidas em conflitos de baixa intensidade, principalmente de contra-insurgência. Naquela época, buscava-se uma plataforma multifuncional, flexível e de baixo custo, com o objetivo de substituir, em missões de apoio aéreo aproximado e vigilância, sistemas mais caros.

Finalmente, após anos de deliberações, o Comando de Operações Especiais dos EUA (USSOCOM) concedeu, em agosto de 2022, um contrato à empresa L3 Communications Integrated Systems no valor máximo de 3 bilhões de dólares no âmbito do programa Armed Overwatch. Para a primeira fase contratual, foram destinados 170 milhões de dólares com o objetivo de realizar a aquisição inicial do avião de ataque L3 Sky Warden, além da execução de trabalhos de pesquisa, desenvolvimento, testes e avaliação.

Com o programa já em andamento, o AFSOC avançou na incorporação do novo avião de ataque OA-1K. Em julho de 2024, dois AT-802U iniciaram voos a partir de Hurlburt Field com o objetivo de treinar pessoal técnico e tripulações. No final de fevereiro deste ano, o Comando de Operações Especiais da Força Aérea dos EUA revelou que o OA-1K seria designado Skyraider II, em homenagem ao lendário avião de ataque A-1 Skyraider, que ganhou notoriedade durante a Guerra do Vietnã.

“…O Skyraider II pode adaptar suas capacidades às missões exigidas, seja apoio aéreo aproximado, ataque de precisão ou inteligência armada, vigilância e reconhecimento. Sua flexibilidade garante que o AFSOC possa atender às necessidades estabelecidas pelo Secretário de Defesa e pelo Presidente… o (OA-1K) Skyraider II representa não apenas uma nova plataforma, mas uma solução modular para nossas necessidades de segurança nacional…”.

“…Esta aeronave representa a própria essência do nosso comando: é ágil, adaptável e está sempre pronta para causar estragos…”, destacou o Tenente-General Conley. “…O AFSOC existe para cumprir missões que outros não podem. O Skyraider II é um testemunho dessa promessa duradoura…”.

Nos próximos meses, novas unidades do OA-1K Skyraider II sairão da linha de produção com destino à Base da Guarda Aérea Nacional Will Rogers, em Oklahoma, onde está localizada a unidade de treinamento do Comando de Operações Especiais.

Imagem de capa ilustrativa: USAF – Sargento Natalie Fiorilli

La entrada Comando de Operações Especiais da Força Aérea dos EUA recebe seus primeiros aviões de ataque OA-1K Skyraider II aparece primero en Zona Militar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.