DJI RTH: Atualizando o ponto de origem facilmente

A DJI implementou novidades na função RTH para seus drones, mudanças simples, mas muito úteis. Através de uma atualização do app DJI Fly ficou bem mais fácil e versátil atualizar o ponto de origem durante um voo em andamento. Fiz um vídeo mostrando em detalhes as novidades e os modelos de drones suportados.

  • DJI Fly – Drones suportados, download, instalação e funções do app

Ficou bem mais fácil atualiza o ponto de origem do Return to Home de drones DJI

Através da função RTH, que significa Return to Home, retornar para casa, o drone volta para onde decolou apenas apertando um botão. Essa função é acionada automaticamente quando o drone perde sinal de comunicação com o controle ou quando finaliza algumas funções, como o modo trajetória.

O “H” amarelinho que aparece na tela serve justamente para informar onde é o ponto de origem da decolagem e para onde o drone voltará se a função foi acionada.

As novidades da versão 1.16.4 do DJI Fly

Uma notícia boa sobre essa atualização, é que ela vale para todos os drones suportados pelo app, só precisa ter o DJI Fly na versão 1.16.4 ou superior, disponível no app para Android e iOS, ou para o controle DJI RC 2, por enquanto compatível com o Mini 4 Pro, Air 3 e 3S, Flip e Neo.

E ai vem o lado lado ruim, ao menos por enquanto, o controle com tela DJI RC não foi atualizado, sendo ele muito popular e compatível com drones como os modelos Mini 3, Air 2S e linha Mavic 3. Mas esses drones tem suporte aos novos recursos quando controlados pelo controle sem tela com um celular com o app atualizado.

Com essa atualização é possível escolher se o novo ponto de origem será onde está o drone, o controle remoto ou mesmo um local qualquer selecionado no mapa.

Essa função é muito útil quando o piloto muda o local onde estava quando iniciou o voo. Eu passo muito por essa situação.

Quem costuma decolar o drone de barco vai adorar, já que a própria maré muda a posição do barco e consequentemente de onde o drone decolou. Isso só não resolve o problema de pegar o drone quando ele se aproxima, algo que pode ser bem complicado dependendo do vento, movimento e balanço do barco.

Se enviou o drone muito longe e não tem bateria para voltar, usando a câmera pode achar um local seguro para pousar, atualizar o ponto de origem para o local da aeronave e esse será o novo local de pouso para o RTH.

Ainda tem a opção para selecionar no mapa onde o drone vai descer. Pode ser interessante especialmente quando o drone é enviado para longe e já tem alguém ou algum local de pouso próximo dele, fazendo ele pousar nesse local. Nesse caso tem que ficar acompanhando a imagem da câmera para pousar em uma superfície segura, especialmente se não tiver contato visual do drone e do local.

E se mandou o drone pousar em um local longe de você e por algum motivo não acha ele, use a opção buscar e emita um som de localização, é bem útil especialmente em colisões.

Notícias sobre drones DJI

  • Drone DJI Mini 4 Pro tem SDK liberado
  • Drones em carros: BYD lança sistema automotivo inédito em parceria com a DJI
  • TESTES com os drones DJI Neo, Flip e Mini 4 Pro

Ficou fácil atualiza o ponto de origem

Mas além dessas opções, ficou muito mais fácil atualizar o ponto de origem, que é o que eu curti mais porque esse processo era muito chato.

Antes tinha que clicar nos 3 pontinhos de configurações do DJI Fly. Na aba segurança selecionar a opção “Atualizar Ponto de Origem” e mandar atualizar.

Agora basta clicar no botão RTH aqui do lado direito da tela que aparece a opção “Atualize o Ponto de origem” embaixo, além das opções para o drone aterrissar ou retornar a base, que nesse caso é o ponto de origem anterior.

Clicando para atualizar o ponto é possível selecionar Aeronave: onde o drone está, Controle Remoto: onde o piloto está com o controle, ou mesmo um local no mapa, depois é só aplicar e pronto, está definido o novo ponto de origem e para onde o drone vai retornar.

Destacando que a função piloto automático usa o mesmo espaço do botão de RTH aqui na tela do app, então se estiver usando o piloto automático, desative para poder atualizar o ponto de origem pelo botão na tela. Talvez melhorem isso em breve.

Como dica recomendo conferir se a altitude do RTH está em 100 metros, especialmente em drones sem sensores, vai ser importante uma altura segura para ele subir e fazer o processo de retorno. Mesmo assim, fique atento com isso, dependendo onde o drone está e onde é o ponto de origem, o que está no meio pode gerar um acidente no modo RTH.

Controle DJI RC não recebeu a atualização

E como comentei acima, até a publicação desse vídeo a DJI não lançou essa atualização para o controle com tela DJI RC, modelo baseado na tecnologia O3 compatível com os drones Mini 3, Mini 3 Pro, Air 2, 2S e linha Mavic 3.

Será que tem alguma limitação técnica para não lançar essa funcionalidade para o DJI RC? Não parece, afinal a opção de atualização de ponto de origem está nas configurações.

Mas se você tem um drone DJI compatível com o app DJI Fly, incluindo modelos mais antigos e simples como um Mini 2, poderá fazer uso dessa função usando o controle sem tela DJI RC-N1 com um celular Android ou iOS e versão 1.16.4 do DJI Fly.

Como sugestão para a DJI melhorar ainda mais essa função, poderia ter uma opção de atualização automática para a localização do controle, ou ao menos uma opção de múltiplos cliques no botão RTH do controle para atualizar para o novo ponto.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.