Unison: Intel encerra app para conexão entre celulares e PCs

O término de um ciclo chegará para o Unison: Intel encerrará app para conexão entre celulares e PCs. Quando foi idealizado, tratava-se de um projeto com o intuito de replicar a integração de dispositivos da Apple, mas o projeto foi interrompido definitivamente.

Por meio de um comunicado da empresa para as lojas de aplicativos da Google, Apple e Microsoft, destacaram os próximos passos do desligamento:

O Intel Unison será desativado em breve (…) A primeira etapa do encerramento será a interrupção do serviço na maioria das plataformas até o final de junho de 2025. As plataformas Lenovo Aura manterão o suporte até o fim deste ano.

O início da trajetória do Intel Unison foi no início de 2022, mas nesses poucos mais de 3 anos de atividade, não alcançou os resultados almejados. A ideia era promissora, apesar de não ser inovadora: permitia o envio de mensagens, chamadas, notificações, transferências de arquivos e fotos e mais entre dispositivos Android, iOS e PCs com Windows 11.

Fazia parte do programa Evo da Intel, cujo intuito é aprimorar a experiência em notebooks mais robustos, com processadores Core de 12ª geração ou superior. Independentemente das ideias propostas pelo app, a empresa não enxerga o software mais como um diferencial competitivo.

Leia mais

  • ABNT lança nova norma para acessibilidade digital
  • VAIO anuncia notebook FE16 com foco em produtividade
  • Meta AI Studio: como criar uma IA personalizada no Instagram ou Messenger

Encerrando um ciclo com o Unison, Intel encerra app definitivamente

Não foram explicados detalhadamente os motivos específicos que culminaram na descontinuação, mas especialistas acreditam que tudo faça parte de um projeto mais amplo para redução de custos.

Lip-Bu Tan, o novo CEO da companhia, afirmou que a empresa está “desmembrando ou encerrando operações que não se alinham com a sua estratégia central”. Aparentemente, o app Unison faz parte desses encerramentos.

A sua manutenção demandava investimentos consideráveis. Atualmente, a gigante da tecnologia está realocando os recursos para o desenvolvimento de produtos específicos, que se alinhem com a visão de futuro dos executivos.

Apesar da proposta interessante, existiam concorrentes fora do ecossistema da Apple, como o Microsoft Phone Link e Samsung Flow, que oferecem funções similares — e maior compatibilidade.

Esta não é a primeira vez que softwares criados com o intuito de uma integração avançada entre plataformas distintas não prosperam. Anteriormente, a Dell tentou impulsionar o seu Mobile Connect, mas abandou o projeto ao enfrentar problemas de compatibilidade com iPhones.

Para quem precisa das funcionalidades viabilizadas pelo Intel Unison, uma alternativa interessante é o Microsoft Phone Link. Funciona em praticamente todos os computadores que tenham, no mínimo, o sistema operacional (SO) Windows 10.

E aí? Conhecia o aplicativo descontinuado da Intel? Qual é sua opinião sobre a decisão? Compartilhe o seu ponto de vista e continue acompanhando o Mundo Conectado!

Fonte: tomshardware

Conteúdo Relacionado
Lenovo apresenta anel inteligente que pode interagir com telas gestualmente

Protótipo

Lenovo apresenta anel inteligente que pode interagir com telas gestualmente

Adicionar aos favoritos o Link permanente.