ZM na LAAD 2025 – ASPİLSAN Enerji da Turquia aposta na América Latina para promover suas soluções de energia para plataformas e sistemas militares

No âmbito da feira de defesa e segurança LAAD 2025, a empresa turca ASPİLSAN Enerji se destaca como um ator-chave no desenvolvimento e na produção de tecnologias energéticas para aplicações militares e civis. Fundada em 1981 na Zona Industrial Organizada de Kayseri, a ASPİLSAN pertence à Fundação das Forças Armadas Turcas (TAFF), com 98,32% de suas ações nas mãos dessa organização.

Desde seus primórdios, a ASPİLSAN Enerji tem estado na vanguarda da fabricação de baterias para sistemas de defesa, navais, aviação e tecnologias emergentes, com mais de 300 produtos em seu portfólio. Em 1985 iniciou a produção de baterias para rádios militares, expandindo-se em 1993 para a fabricação de baterias de aviação e helicópteros até se tornar a primeira empresa na Europa a produzir em massa células de íon-lítio, reforçando a capacidade tecnológica-armamentista das Forças Armadas do país. Atualmente, a ASPİLSAN Enerji fornece baterias para sistemas de armas e helicópteros às Forças Armadas da Turquia.

No contexto da cobertura da feira, a Zona Militar teve a oportunidade de realizar uma entrevista com o gerente geral da empresa, Prof. Ahmet Turan Özdemir, que expôs seu interesse em se inserir no mercado latino-americano. Questionado sobre o interesse na região, Özdemir respondeu: “Esta parte da América Latina é muito rica em lítio. Hoje em dia, tudo requer baterias: armamento, automóveis, aviões e até mesmo telefones celulares. Podemos fornecer esses produtos às Forças Armadas da região. Estamos aqui para melhorar nossa relação com Brasil, Chile, Argentina, que têm suas próprias forças às quais podemos fornecer”.

A ASPİLSAN Enerji estabeleceu recentemente uma aliança estratégica com a empresa turca TUSAŞ, com o objetivo de se consolidar no mercado da aviação e se diferenciar da concorrência. Nesse sentido, ambas as companhias assinaram um acordo para a produção de baterias aeronáuticas sob normas de segurança rigorosas. “Produzimos nossas baterias do zero, a partir dos materiais extraídos da terra, a partir do pó. Contamos com engenheiros e especialistas na área de baterias e sistemas que nos permitem compreender o comportamento das nossas baterias desde a base, o que nos torna um aliado confiável para as potências. Além disso, nossa cadeia de produção é composta pelo processo de mineração e reciclagem, por isso mantermos a sustentabilidade é fundamental para nossos valores”.

Com relação aos sistemas de defesa que oferecem, Özdemir destacou que os padrões de segurança para certas plataformas, como a aviação civil, são extremamente rigorosos, por isso estar à altura deles constitui um fator-chave dentro da sua produção.

Quando o gerente foi questionado sobre sua visão para o futuro da defesa, ele afirmou: “Recentemente a OTAN redigiu um relatório onde menciona que um quinto das emissões de carbono dos próximos anos será responsabilidade dos sistemas de defesa, por isso regulamentações devem ser impostas urgentemente. Se realmente quisermos reduzir as emissões e diminuir a dependência do petróleo, devemos avançar rumo a soluções mais sustentáveis. A indústria de defesa vai se transformar no futuro, a maioria dos sistemas se tornará mais independente e eficiente, poderão se comunicar, e cada um deles terá sua própria bateria, é aí que nossa empresa se diferencia das demais”.

Além disso, Özdemir ressaltou que a transição para fontes de energia mais limpas e a redução do impacto ambiental na indústria de defesa não respondem apenas a uma necessidade regulatória, mas também estão se tornando um fator estratégico-chave nos conflitos modernos. “O consumo energético em operações militares é um desafio. As forças armadas precisam de fontes de energia mais eficientes, com maior autonomia e menor dependência da logística de combustível. Nossas baterias buscam oferecer essa vantagem tática: maior durabilidade, menor peso e mais segurança no campo de batalha”.

Dessa forma, a ASPİLSAN Enerji continua investindo em pesquisa e desenvolvimento com o objetivo de liderar a inovação em baterias militares e aeronáuticas. A empresa está explorando novas tecnologias de armazenamento de energia, incluindo baterias de estado sólido e sistemas híbridos, que permitirão aumentar a capacidade energética, reduzir os tempos de recarga e melhorar a segurança em ambientes hostis.

Você pode estar interessado em: ZM na LAAD 2025 – ARS promove os novos barcos LICA construídos para a Marinha Argentina no Rio de Janeiro

La entrada ZM na LAAD 2025 – ASPİLSAN Enerji da Turquia aposta na América Latina para promover suas soluções de energia para plataformas e sistemas militares aparece primero en Zona Militar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.