O que é tromboembolismo pulmonar, doença de alta incidência no Brasil que matou Ivan Kley

Tromboembolismo pulmonar

Tromboembolismo pulmonar acontece quando um coágulo bloqueia uma artéria do pulmão – Foto: Reprodução/ND

A morte de Ivan Kley, um dos maiores nomes do tênis brasileiro e pai do cantor Vitor Kley, foi causada por um quadro de tromboembolismo pulmonar (TEP), na noite de quinta-feira (3). Estima-se que a doença afete 150 mil pessoas todos os anos no Brasil.

A condição é considerada “comum”, mas precisa de tratamento o mais rápido possível assim que diagnosticada.

Em 2023, o Brasil enfrentou um preocupante aumento no número de casos, com 165 internações diárias, de acordo com levantamento realizado pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular.

O que é tromboembolismo pulmonar?

Segundo o Hospital Albert Einstein, a tromboembolismo pulmonar, também chamada de embolia pulmonar, é uma condição grave que acontece quando um coágulo de sangue, geralmente formado nas veias das pernas ou da pelve, se desprende e bloqueia uma artéria do pulmão.

Ivan Kley

Ivan Kley foi vítima de um vítima de tromboembolismo pulmonar, aos 66 anos – Foto: ADK Tennis

Essa obstrução impede a passagem de sangue, compromete a oxigenação do corpo e pode causar a morte progressiva do tecido pulmonar, provocando dor ao respirar e falta de ar intensa.

Com o bloqueio da circulação e a redução do oxigênio no sangue, outros órgãos também podem ser prejudicados.

Quando há vários coágulos ou o bloqueio se prolonga, o risco de complicações graves aumenta, levando a quadros como embolia maciça ou infarto pulmonar.

A embolia pulmonar é, portanto, uma emergência médica que pode levar à morte se não for tratada a tempo.

O que causa tromboembolismo pulmonar?

Tromboembolismo pulmonar

Tromboembolismo pulmonar pode levar à morte se não for tratada a tempo – Foto: Reprodução/ND

A origem do problema costuma ser a trombose, que ocorre quando um coágulo se forma e impede o fluxo normal do sangue. Isso pode gerar inchaço e dor, principalmente nas pernas.

Em muitos casos, o corpo consegue dissolver esses coágulos naturalmente. No entanto, quando a trombose se torna crônica, pode deixar sequelas nas veias.

Se o coágulo se solta e viaja pela corrente sanguínea, ele pode atingir o pulmão, o cérebro, o coração ou outros órgãos — caracterizando uma embolia.

Algumas condições aumentam o risco de embolia pulmonar. Entre os fatores mais comuns estão a imobilidade por longos períodos, cirurgias de grande porte, câncer, traumas, uso de anticoncepcionais com estrógeno, reposição hormonal, gravidez e pós-parto.

Outros riscos incluem varizes, obesidade, tabagismo, doenças cardíacas e pulmonares, covid-19 e distúrbios na coagulação do sangue.

Os sintomas podem variar conforme a extensão do bloqueio, mas os sinais mais frequentes são:

  • Dor no peito;
  • Falta de ar;
  • Batimentos cardíacos acelerados;
  • Tosse;
  • Inchaço nas pernas;
  • Chiado no peito;
  • Sudorese;
  • Tontura e até coloração azulada na pele.
Vitor Kley

Vitor Kley é filho de Ivan Kley – Foto: Isabela Benincasa Monico/Prefeitura de Balneário Camboriú/Divulgação

O tratamento inclui medicamentos anticoagulantes e trombolíticos, que ajudam a dissolver os coágulos. Em casos mais graves, pode ser necessária cirurgia para a retirada do trombo.

A morte de Ivan Kley

A morte de Ivan Kley foi informada por meio de nota e também redes sociais da academia da qual era fundador. A ADK Tennis lamentou a perda do treinador, que contribuiu para o desenvolvimento e formação de novas gerações de tenistas.

“A ADK Tennis expressa suas mais profundas condolências à família e amigos de Ivan Kley, lembrando sempre de sua dedicação e amor ao esporte”, disse em nota. Em respeito à sua memória, o espaço decretou luto oficial de três dias, com interrupção das atividades nos dias 4 e 5 de abril.

Com um estilo de jogo vibrante e combativo, ele se destacou como um dos principais tenistas de sua geração. Seu melhor ranking na Associação de Tenistas Profissionais (ATP) foi 81º em simples e 56º em duplas, onde ganhou um título ATP em Madri, na Espanha.

Natural de Novo Hamburgo (RS), ele morava em Itajaí, no litoral norte de Santa Catarina, onde morreu. Ivan deixa a esposa Janice e os filhos Bruno e Vitor Kley, que virou celebridade da música popular atual.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.