Abordagem Social de Balneário Camboriú realizou mais oito mil atendimentos no primeiro trimestre

O relatório do primeiro trimestre de 2025 da Abordagem Social, divulgado pela Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família de Balneário Camboriú, apontou 8.777 abordagens realizadas, um aumento de 6,4% em relação ao mesmo período de 2024, que registrou 8.248.

Dessas abordagens, 1.084 pessoas foram atendidas. A diferença entre o número de abordagens e o total de pessoas atendidas ocorre porque muitas são abordadas mais de uma vez. Em alguns casos, uma mesma pessoa foi abordada mais de cem vezes no trimestre.

Outro fator que influencia esse número são os chamados feitos pela população. Quando a equipe é acionada e, ao chegar ao local, não encontra ninguém, ainda assim a ocorrência é contabilizada como uma abordagem. No entanto, essas situações representam cerca de 10% do total.

O período também registrou um recorde de solicitações via telefone 156 e aplicativo, com 4.270 chamados recebidos pela central da Abordagem Social.

“Muitas pessoas recusam o acolhimento devido à dependência química crônica, o que faz com que sejam abordadas repetidamente, gerando diversas ocorrências para um mesmo indivíduo. Mas seguimos atendendo e indicando que a população siga nos acionando para juntos lidarmos com essa situação que aflige a todos”, destaca o secretário da Assistência Social, Omar Tomalih.

Perfil dos atendidos

O ponto de atenção que o balanço apresenta é que 52% das pessoas atendidas nunca haviam sido registradas anteriormente pela Abordagem Social. Ou seja, mais de 500 indivíduos foram atendidos pela primeira vez. Além disso, 151 pessoas voltaram a ser atendidas após mais de um ano sem registros, o que representa 14% do total.

Encaminhamentos realizados

Das 1.084 pessoas abordadas, os principais encaminhamentos foram:

3.251 acolhimentos na Casa de Passagem do Migrante;
283 concessões de passagens rodoviárias;
104 acolhimentos institucionais.

Os acolhimentos na Casa de Passagem do Migrante ocorrem no modo pernoite, a pessoa recebe abrigo apenas por um período. Nesse acolhimento é ofertado banho e alimentação. Já o acolhimento institucional é realizado em três instituições conveniadas com o município, funcionando como uma extensão da Casa de Passagem do Migrante. Nesse caso, a permanência pode ser de até 90 dias.

Atualmente, 65 pessoas estão acolhidas nas instituições. É importante destacar que esse acolhimento não é um processo de internação, mas sim uma alternativa temporária para que a pessoa possa se reestruturar e se reintegrar à sociedade.

Sobre o serviço de Abordagem Social

A Abordagem Social opera de forma ininterrupta, com equipes disponíveis 24 horas por dia, todos os dias do ano. O trabalho inclui buscas ativas para identificar e oferecer auxílio às pessoas em situação de rua. Quando o acolhimento é recusado, são fornecidas orientações sobre os serviços disponíveis.

O atendimento pode ser solicitado pelo telefone 156 e WhatsApp (47) 98807-2405.

O post Abordagem Social de Balneário Camboriú realizou mais oito mil atendimentos no primeiro trimestre apareceu primeiro em Olhar do Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.