Perda na safra do milho impacta diretamente nos produtos da mesa dos gaúchos

O cultivo do milho registrou um aumento de 6,1% na safra 2024/2025 quando comparado à safra anterior, sendo estimada a produção em mais de 4,7 milhões de toneladas do grão. Porém, a seca que atingiu o Estado nos últimos meses prejudicou de maneira expressiva a germinação do milho e teve impactos em diversos outros segmentos do agro que acabam por encarecer alguns produtos na mesa dos gaúchos.

 Os números apontam que o Rio Grande do Sul deve colher nesta safra 28.050.178 toneladas de grãos, em uma área cultivada de 8.435.197 hectares. O levantamento das informações foi realizado pelos extensionistas rurais dos escritórios municipais da instituição no período de 16 a 28 de fevereiro de 2025, compilados e revisados pela gerência de Planejamento juntamente com os regionais.

Os dados também apontam que o milho é a cultura mais presente nas propriedades rurais devido ao seu uso em diversas cadeias produtivas. Nesta safra foram cultivados 696.587 hectares com o grão, com produtividade média de 6.866 quilos por hectare (kg/ha). Acontece que, nas propriedades mais afetas pela seca, o “corpo” do milho não se desenvolveu e não pode ser usado para outras finalidades, como alimentação do gado, para consumo e até mesmo para outras atividades da cadeia produtiva.

A oferta de gado para abate no Brasil também deve começar a diminuir este ano, após um recorde em 2024, segundo a Minerva. No entanto, a maior fertilidade e o aumento do peso do gado podem impulsionar o fornecimento de carne bovina brasileira, afirmou a empresa. A Minerva também destacou que já começou a integrar 13 frigoríficos adquiridos da Marfrig Global Foods, o que ajudará a aumentar a oferta.

O preço da carne de gado subiu, cerca de 18% num modo geral. As secas prejudicaram a safra de milho que alimenta e sustenta uma parte da alimentação dos animais e pela falta de oferta/demanda.

Outro produto que subiu foi o ovo, que saltou de R$ 6,99 e passou para mais de R$10,00 em alguns estabelecimentos locais de Alegrete. Isso se impacta em virtude do milho ser um dos produtos da base da alimentação do setor de aves e isso refletiu de maneira considerável no preço final na mesa dos alegretenses.

O post Perda na safra do milho impacta diretamente nos produtos da mesa dos gaúchos apareceu primeiro em Alegrete Tudo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.