Por mais de US$ 5 bilhões, os EUA autorizam a venda de caças F-16C/D Block 70/72 para a Força Aérea das Filipinas

O governo dos Estados Unidos autorizou a possível venda de 20 novos caças F-16 Block 70/72 para equipar a Força Aérea das Filipinas. Isso foi revelado em uma das notificações mais recentes do Departamento de Estado enviadas ao Congresso dos EUA para aprovação da operação, avaliada em mais de 5 bilhões de dólares por meio do programa FMS (Foreign Military Sales).

Ao longo dos últimos anos, as Filipinas têm planejado e avaliado diversas iniciativas para renovar parte de sua frota de combate. Segundo relatos, as autoridades ministeriais e militares possuem um requisito para a aquisição de um total de 40 novos aviões de combate.

Em resposta a essa necessidade, diversos países, como Coreia do Sul, Suécia e Estados Unidos, apresentaram suas propostas por meio da KAI, Saab e Lockheed Martin, respectivamente, oferecendo à Força Aérea das Filipinas os novos KF-21 Boramae, Gripen E e F-16 Block 70.

Por meio de um comunicado publicado pela Agência de Cooperação em Defesa e Segurança (DSCA) em 1º de abril, foram divulgados mais detalhes sobre a proposta apresentada pelos Estados Unidos e autorizada pelo Departamento de Estado para equipar a Força Aérea das Filipinas.

A operação está avaliada em 5,58 bilhões de dólares e inclui a entrega de um total de 20 novos caças F-16 Block 70/72, dos quais 16 correspondem à versão F-16C (monoposto) e 4 à variante F-16D (biposto). O amplo pacote contempla a provisão de motores F110-GE-129D ou F100-PW-229 (20 instalados e 4 sobressalentes), juntamente com radares AESA AN/APG-83 (20 instalados e 2 sobressalentes), além de todos os equipamentos aviônicos e subsistemas necessários para as aeronaves.

Além dos aviões e seus diversos componentes correspondentes ao novo Block 70/72 — ou F-16V, segundo a Lockheed Martin —, os Estados Unidos também autorizaram a entrega de um pacote completo de armamentos, que inclui:

  • 88 lançadores de mísseis guiados LAU-129.
  • 22 canhões antiaéreos M61A1 (20 instalados, 2 sobressalentes).
  • 12 pods avançados de designação de alvos AN/AAQ-33 Sniper Advanced Targeting Pods (ATP).
  • 112 mísseis de interceptação aérea de médio alcance AMRAAM (AIM-120C-8) ou equivalentes.
  • 36 bombas de pequeno diâmetro GBU-39/B Small Diameter Bombs Increment 1 (SDB-1).
  • 40 mísseis AIM-9X Block II Sidewinder.
  • 60 bombas de propósito geral MK-82 de 500 libras.
  • 60 bombas de propósito geral MK-84 de 2.000 libras.
  • 30 kits de cauda KMU-572 Joint Direct Attack Munition (JDAM) para GBU-38 ou Laser JDAM GBU-54.
  • 60 sistemas de espoleta FMU-152.

Também estão incluídos os respectivos equipamentos de apoio, suporte logístico, diversos tipos de mísseis de treinamento cativo e seções de orientação para os mísseis.

O Departamento de Estado destacou que: “A venda proposta melhorará a capacidade da Força Aérea das Filipinas para realizar missões de vigilância do domínio marítimo e apoio aéreo aproximado, além de fortalecer suas capacidades de supressão de defesas aéreas inimigas (SEAD) e interdição aérea. Além disso, essa venda aumentará a capacidade das Forças Armadas das Filipinas de proteger interesses e territórios estratégicos, bem como ampliar a interoperabilidade com as forças dos EUA. As Filipinas não terão dificuldades para incorporar esse equipamento às suas forças armadas”.

*Fotos utilizadas apenas para fins ilustrativos.

La entrada Por mais de US$ 5 bilhões, os EUA autorizam a venda de caças F-16C/D Block 70/72 para a Força Aérea das Filipinas aparece primero en Zona Militar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.