Musk com os dias contados no governo dos EUA?

O presidente americano Donald Trump teria dito ao seu círculo íntimo, incluindo membros de seu gabinete, que Elon Musk deixará seu papel no governo nas próximas semanas.

De acordo com as fontes ouvidas pelo site Politico, Trump continua satisfeito com o bilionário e suas iniciativas no Departamento de Eficiência Governamental, mas ambos decidiram que, em breve, será hora dele retornar aos seus negócios e assumir um “papel de apoio”.

“Em algum momento, Elon vai querer voltar para sua empresa. Ele quer. Eu o manteria enquanto pudesse mantê-lo”, disse Trump recentemente em uma coletiva de imprensa.

Um alto funcionário do governo disse que Musk provavelmente manterá um papel informal como conselheiro e continuará a ser um rosto ocasional nos arredores da Casa Branca. 

Outro alertou que qualquer um que pense que o empresário vai desaparecer completamente da órbita de Trump está “se enganando”.

A transição, disseram os insiders, provavelmente corresponderá ao fim do tempo de Musk como um “funcionário especial do governo”, um status que o isenta de algumas regras éticas e de conflito de interesses por 130 dias. Isso seria no final de maio ou início de junho.

“Acho que teremos realizado a maior parte do trabalho necessário para reduzir o déficit em US$ 1 trilhão dentro desse prazo”, afirmou o bilionário em uma entrevista recente.

Os defensores de Musk dentro do governo acreditam que este é o momento certo para uma transição.

Muitos outros dizem que ele tem tido problemas para comunicar seus planos aos secretários do gabinete e à cadeia de comando da Casa Branca, frequentemente deixando-os frenéticos com comentários inesperados e fora do contexto no X, sua plataforma de mídia social.

Segundo o site, isso inclui o compartilhamento de planos não verificados e descoordenados em relação às agências federais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.