Governo enviará mensagem a celulares roubados

O governo federal vai começar a enviar mensagens via WhatsApp e SMS a celulares roubados para solicitar a entrega dos dispositivos à polícia como parte do programa Celular Seguro, que permite o bloqueio de aparelhos e aplicativos digitais diante de furtos.

Segundo o Poder360, a mensagem terá um “tom civilizado”, sem ameaças de consequências legais.

A nova função irá contemplar celulares roubados desde dezembro do ano passado, quando o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) criou uma base de dados para esse tipo de ocorrência.

Com a ajuda da integração e compartilhamento de dados entre as operadoras e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o governo irá identificar os roubos assim que os aparelhos receberem um novo chip, enviando a notificação.

Lançado em 2023, o programa Celular Seguro é uma iniciativa do governo federal para ajudar na recuperação e bloqueio de celulares roubados, furtados ou perdidos.

Ele permite que os usuários cadastrem seus dispositivos e, caso necessário, acionem um bloqueio imediato por meio do site ou aplicativo oficial, disponível para Android e iOS. 

O bloqueio pode ser total ou parcial, afetando o funcionamento da linha telefônica, aplicativos bancários e até restringindo o acesso ao aparelho por meio do código IMEI.

O pedido é enviado às operadoras em até 6 horas e pode levar até 1 dia útil para ser concluído. Os bancos, por sua vez, bloqueiam os aplicativos financeiros vinculados ao número de telefone geralmente em até 30 minutos. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.