Embratel agora é Claro Empresas

Fim de linha para Embratel, ou ao menos para o nome Embratel. A empresa agora se chama Claro Empresas (ou, caso você prefira a curiosa grafia original: “Claro empresas”).

Com isso, sai de cena um nome que marcou história no mercado nacional de telecomunicações.

A empresa foi criada em 1965 para implementar um sistema de ligações interurbanas automáticas. Antes do fim da década, a Embratel lançou o primeiro satélite brasileiro de telecomunicações, o Brasilsat, e fez a a primeira transmissão em cores via satélite no país.

A Embratel foi privatizada em 1998. Em 2003, o grupo mexicano América Móvil comprou uma participaçao, que se tornou total em 2010. 

A empresa mudou muito nos últimos anos, se posicionando hoje como uma fornecedora de soluções digitais como nuvem, segurança cibernética, internet das coisas e Inteligência Artificial, além de conectividade para empresas. O nome Embratel, no entanto, seguiu lá. 

Em nota, a Claro afirma que a nova marca Claro Empresas agrega “o legado e o conhecimento da Embratel” e a “capacidade de inovar da Claro” para “desenvolver e oferecer soluções para todos os tamanhos e segmentos de negócios”.

Em termos de organograma, a Claro Empresas terá dois CEOs. José Formoso, o CEO da antiga Embratel e um executivo com 20 anos de casa, será CEO da Unidade de Grandes Empresas e Governo.

Roberta Godoi, outro nome conhecido da empresa, será CEO da Unidade para Pequenas e Médias Empresas.

Godoi já foi diretora de PME e Canais Digitais na própria Claro, além de diretora comercial na Net, empresa de TV por assinatura e internet do grupo, na qual trabalou por mais de 10 anos. 

Nos últimos anos, foi VP no Grupo Energisa, uma grande empresa do setor elétrico. 

Ainda em 2019, a Claro decidiu eliminar a marca Net, outra compra no Brasil, apostando na marca Claro para todos os marca única para os serviços voltados para consumidor final.

Com o fim da Embratel, a  Claro passa a operar com três unidades de negócio bem definidas: Unidade de Grandes Empresas e Governo (B2B), Unidade de Pequenas e Médias Empresas (B2B) e Unidade de Consumo (B2C). 

Rodrigo Marques, que assumiu o cargo de CEO da Claro no início de 2025, é responsável por comandar as Unidades de Consumo e de Pequenas e Médias Empresas, além das outras vice-presidências operacionais da companhia.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.