Veja as fotos do filhote de harpia nascido no refúgio em Foz do Iguaçu

Harpia é uma das maiores aves de rapina do mundo.

Completou uma semana de vida, nessa terça-feira (1.º), o 57.º filhote de harpia nascido no Refúgio Biológico Bela Vista, em Foz do Iguaçu. O nascimento ocorreu após quase quatro anos de espera em relação à leva anterior de reprodução da espécie.

Leia também:
Avião Solidário da Latam traz araras-vermelhas para Foz do Iguaçu

De acordo com Itaipu, administradora da unidade de conservação, outros cinco ovos estão em processo de choca, com previsão de eclosão entre abril e maio.

Clique aqui e receba notícias no seu WhatsApp!

Ninho com casal de harpia conta com monitoramento por câmera. Imagem: Reprodução/Itaipu Binacional
Ninho com casal de harpias conta com monitoramento por câmera. Imagem: Reprodução/Itaipu Binacional

O aumento na reprodução da harpia está ligado, conforme a usina, ao processo de readequação dos ninhos, que ficaram maiores. Em visita a um centro de conservação na Espanha, a equipe de Itaipu notou que o espaço era mais amplo e logo adaptou a técnica.

O novo filhote é o primeiro de um casal que está junto há cerca de dez anos. Por enquanto, o recém-nascido está sob cuidados humanos, em ambiente com temperatura e umidade controladas e com quatro refeições por dia. No intervalo de apenas uma semana, o bebê harpia praticamente dobrou de peso, chegando a 170 gramas.

Marcos Oliveira, biólogo responsável pelo programa de reprodução da espécie, destaca a complexidade do processo. “Hoje, pouquíssimas instituições dominam a técnica de procriação desta ave de rapina”, aponta Oliveira, citado pela assessoria de Itaipu. “Ficamos felizes com este feito.”

Alimentação do filhote ocorre quatro vezes por dia.
Alimentação do filhote ocorre quatro vezes por dia. Foto: Marcos Oliveira/Itaipu Binacional

Para os próximos anos, Itaipu pretende manter parcerias com outras instituições, para reintroduzir a harpia em ambientes naturais e ampliar a diversidade genética.

Preservação da harpia

De acordo com Itaipu, a Harpia harpyja está criticamente ameaçada de extinção em vários biomas da América do Sul e da América Central. Além da perda do habitat natural, a espécie sofre com a caça praticada por seres humanos.

“A harpia não vive sem a floresta, ela precisa da floresta preservada para viver, das grandes árvores para fazer seus ninhos. E como ela tem uma média de dois filhotes a cada cinco anos, a taxa de repovoamento da espécie é lenta e baixa”, indica Oliveira.

(Com informações de Itaipu Binacional)

O post Veja as fotos do filhote de harpia nascido no refúgio em Foz do Iguaçu apareceu primeiro em Últimas Notícias de Foz do Iguaçu e Região – H2FOZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.