XP usa agente autônomo da Blip

A XP Investimentos, uma das principais corretoras de serviços financeiros do Brasil, implementou a solução de agente autônomo da Blip, empresa do segmento de sistemas de mensagens e chatbot. 

Com o objetivo de escalar sua geração de leads qualificados e aprimorar a eficiência operacional voltada para a área de venda de consórcios, a XP também buscava automatizar a jornada de compra do cliente, disponibilizando uma interação em tempo integral. 

Para que a conversa se inicie, basta um clique em uma notificação ativa via WhatsApp ou contato através do aplicativo da XP.

Em caso de real interesse por parte do potencial cliente, ele é direcionado para o contato inteligente, que conduz a conversa com cinco perguntas norteadoras.

“Hoje temos um bot que otimiza bastante o atendimento. Quando o cliente é direcionado para ele, utilizando uma estrutura 100% baseada em multiagentes, é conduzido para as perguntas: “qual é o tipo do consórcio?”, “qual o valor da carta?”, “qual o valor da parcela mensal?”, “em quantos meses deseja adquirir o bem?” e “qual o valor do lance que deseja dar?”, conta Mathias Moraes, coordenador do time de WhatsApp e chatbots da XP Investimentos.

A solução é capaz de formular respostas personalizadas por meio da inteligência artificial generativa, conversando de forma considerada natural e fluida, além de auxiliar na identificação e filtragem de potenciais compradores. 

Ao final do processo de qualificação, o cliente é direcionado ao atendimento humano, já em etapa de realização e negociação de uma proposta comercial.

Segundo a corretora, isso possibilitou uma redução em 70% dos atendimentos que eram feitos por humanos e aumentou a eficiência em 3,6 vezes em comparação com o fluxo anterior. O tempo de resposta no WhatsApp foi reduzido em 99,99%.

Fundada em 2001 em Porto Alegre, a XP ganhou mercado nos últimos anos como shopping de investimentos alternativo aos grandes bancos, sendo, de certa forma, uma fintech antes do termo existir.

A ideia, revolucionária na época, era oferecer uma uma plataforma on-line para compra e venda de títulos. Hoje a empresa tem 1,1 trilhão de clientes ativos.

Fundada em 1999, a Blip conta com 1,7  mil funcionários e cerca de 3,7 mil clientes em mais de 32 países. 

Entre eles, estão Dell, General Motors, Hotmart, Mercado Pago, Via Laser Serviços, XP Investimentos, Itaú Unibanco, Coca-Cola, Fiat, Claro, Nestlé, Hermes Pardini e BMG.

 

Natural de Minas Gerais, a companhia já levantou mais de US$ 170 milhões do fundo de private equity Warburg Pincus entre rodadas série A e B.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.