Balneário Camboriú entra no mapa de cidades inteligentes e mira moradias acessíveis

Juliana Pavan (PSD), prefeita da nossa “Dubai brasileira”, no Litoral Norte de Santa Catarina, assinou nesta segunda-feira (31), o Termo de Cooperação Técnica com a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), com isso Balneário Camboriú entra no mapa de cidades inteligentes.

O contrato foi firmado em São Paulo (SP) e garante a modelagem do projeto de Smart Cities para o município. Com a parceria oficializada, a Fipe pode começar os trabalhos para desenvolver o modelo de cidade inteligente para Balneário Camboriú, que será entregue em sete meses.

imagem ilustra termo assinado por prefeita que coloca Balneário Camboriú entra no mapa de cidades inteligentes e mostra bondinho

Prefeita assina Termo de cooperação com a Fipe e com isso, Balneário Camboriú entra no mapa de cidades inteligentes – Foto: Alfabile/PMBC/Divulgação

O investimento de R$ 2,7 milhões será ressarcido futuramente por meio da concessão dos serviços, ficando o concessionário responsável pelo pagamento.

Esta é a primeira vez que Fipe faz um acordo como esse com ressarcimento futuro, ou seja, com pagamento posterior, conforme os projetos que forem efetivamente implementados.

Balneário Camboriú entra no mapa de cidades inteligentes e iluminação é o primeiro passo

Segundo Juliana Pavan, a iniciativa representa um avanço significativo na modernização da cidade. “Estamos investindo em tecnologia para tornar Balneário Camboriú uma referência em inovação urbana. A iluminação pública, além de demonstrar nosso cuidado com a zeladoria da cidade, também é um fator essencial para a segurança da população. Com essa modernização, garantimos ruas mais iluminadas, eficientes e seguras”, destacou.

imagem ilustra que Balneário Camboriú entra no mapa de cidades inteligentes e iluminação é o primeiro passo

Balneário Camboriú entra no mapa de cidades inteligentes e iluminação é o primeiro passo – Foto: Divulgação/PMBC/ND

Para a iluminação pública, está prevista a implantação de um sistema de georreferenciamento dos postes, que ficarão conectados a uma central responsável pelo controle da luminosidade e pela detecção de lâmpadas queimadas. Além disso, todas as luminárias serão substituídas por lâmpadas de LED, garantindo maior eficiência e durabilidade.

Prefeita mira moradias acessíveis em Balneário Camboriú

Durante a agenda em São Paulo, a prefeita também visitou a Companhia Metropolitana de Habitação (Cohab) para conhecer de perto o programa habitacional voltado à população de baixa e média renda.

imagem ilustrativa de residencial luxuoso de Balneário Camboriú

Na terra do m² mais caro do país, prefeita mira moradias acessíveis – Foto: FG Empreendimentos/ Divulgação

O modelo, estruturado por meio de Parcerias Público-Privadas (PPP), permite que o município disponibilize terrenos para a construção de moradias. A empresa também é responsável por melhorias no entorno e pela construção de equipamentos públicos, como praças, postos de saúde e escolas.

“Balneário Camboriú enfrenta um grande desafio na questão habitacional. Com a valorização do metro quadrado, muitos trabalhadores essenciais para a cidade já não conseguem morar aqui. Precisamos buscar soluções viáveis, e conhecer modelos bem-sucedidos nos ajuda a construir uma política habitacional eficiente”, afirmou Juliana Pavan.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.