Ritmistas sacudiu a Vila Nova com o Carnaval da Resistência

A data do carnaval de rua de Alegrete estava estipulada para o dia 29 de março. Diante da desistência de não ter carnaval em 2025 no município, a GRCES Nós Os Ritmistas arquitetou uma ideia – O Carnaval da Resistência. O presidente da escola de samba, Rafael Faraco, decidiu juntamente com o mestre de bateria Daniel Rodrigues em fazer o carnaval da Resistência.

E assim foi amadurecendo a ideia com a adesão da comunidade Ritmistas e as demais Escolas de Alegrete. Já era madrugada de domingo (30), quando o desfile iniciou. Várias alas da Escola se apresentaram, tendo, inclusive, comissão de frente a cargo da Ballerina, porta-estandarte, mestre sala e porta-bandeira abrilhantaram o espetáculo.

O carro de som acompanhou os Intérpretes cariocas. Celebridades como Bico Doce da Mangueira, Alan Vinícius da Beija Flor, Jonathan Calim e Noemy Santos apresentaram o samba enredo 2025. O público lotou a Rua Vereador Carbonel desde cedo para assistir um verdadeiro desfile de Carnaval.

Sob aplausos, o desfile iniciou na esquina com a Simplício Jaques e ganhou força rumo ao pavilhão da escola. “Eu sou insistência, jamais se esqueça, Perder a batalha não é opção “Nós os ritmistas” somos resistência O samba é guerreiro e mata o Dragão A gente agoniza mas não morre Nossa Herança é a prole Das senzalas e terreiros Outrora fomos marginalizados Combinamos no passado No presente não morrer O monstro vê pecado na cultura Mas meu povo tem bravura Teima em sobreviver!!! O bloco da coragem tá na rua E os olhos da maldade só me faz fortalecer Abre a roda capoeira Meia lua no Dragão Pra umbanda e candomblé Entreguei meu coração Bateria do Seu Zé, malandragem, verdadeira Eu sou o samba, sou a “Pioneira” Querem sufocar nossa alegria Aí meu Deus como eu queria que entendessem essa paixão Quero o que é nosso por direito Igualdade e respeito Mais amor no coração São Jorge é a lança que trás esperança Derruba o muro da hipocrisia Fazer carnaval é vencer o mal Cair nos braços da folia”, a letra do samba cantada em alto e bom tom, contagiou a comunidade que assistiu um inédito desfile raiz. Os Ritmistas fizeram história, ao passar com a agremiação em uma rua do bairro, onde nasceu a escola.

O prefeito Jesse Trindade dos Santos esteve na abertura do desfile e confirmou o retorno do carnaval de rua em 2026. Para o carnavalesco Rafael Faraco, a iniciativa foi um sucesso garantido por muitas mãos. “Aquele verdadeiro cortejo que riscou a rua Vereador Carbonel até a madrugada de domingo, trazia um sentimento de leveza e felicidade numa clara demonstração de que, por vez, a gente não precisa competir, mas sim se abraçar e aplaudir. A presença das co-irmãs encorpando o desfile da Pioneira revelou o sentimento de amor pelo carnaval, acima da rivalidade.
Quanto ao sucesso, ele não se mede pelo tamanho, mas sim pelo sorriso e pela emoção estampada em cada rosto, do mais jovem desfilante ao mais idoso que aplaudia. Quanta a essa alegria?… -Ai meu Deus como eu queria que entendessem essa paixão – A Vila Nova bateu recordes em nível de “felicidade interna bruta” e lideradas pelo “bloco da coragem” que não teme “os olhos da maldade” cantou e bradou, pois como descreve o refrão “eu sou insistência, jamais se esqueça, perder a batalha não é opção, Nós os Ritmistas somos resistência, o samba é guerreiro e mata o dragão”.

Sucesso? Podemos dizer que sim, pois saímos de alma lavada. Fizemos história”, descreveu o presidente.

Após o desfile, integrantes da Escola, como vários de outras coirmã promoveram uma mega festa que se estendeu pela madrugada com direito a roda de samba com os intérpretes e banda do Mestre Daniel.

Fotos: Alessandra Viero – RZB Comunicação

O post Ritmistas sacudiu a Vila Nova com o Carnaval da Resistência apareceu primeiro em Alegrete Tudo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.