Por que 1° de abril é o dia da mentira

Mentira tem perna curta”, mas em 1º de abril ela é liberada, quando é comemorado o Dia da Mentira. A tradição na data é brincar com as possibilidades de uma mentirinha, seja com amigos e familiares ou mandando trotes. No entanto, uma verdade sobre esta data é que ela surgiu há cinco séculos e mesmo parecendo apenas uma brincadeira, se perpetua até hoje.

O Dia da Mentira surgiu no século XVI e, mesmo que pareça uma brincadeira brasileira, a data começou a ser propagada na França com um simbolismo histórico. Na Idade Média, o calendário era diferente do atual, chamado de calendário gregoriano. Naquela época, na França, o ano começava no dia 1º de abril, seguindo o calendário juliano. No entanto, o rei Carlos IX decidiu adotar o formato moderno, em 1564, mas a população não adotou a mudança de cara.

Com o decreto do novo calendário, quem foi resistente à mudança da data começou a ser chamado de “bobo de abril”. Essas pessoas eram alvo de diversas piadas e brincadeiras, desde convites para festas de ano novo imaginárias até presentes e cartões de comemoração. Desde então, o 1º de abril ficou conhecido como o Dia da Mentira e se espalhou por todo o mundo.

A reportagem do PAT ouviu três pessoas sobre a data e procurou ver até onde os alegretenses dão valor ao dia. Joceane dos Santos, moradora do bairro Promorar, destacou que sempre brinca com seu marido, porém, não passa disso. Já para Carlos Almeida e Lidiele Almeida, o dia não é muito relevante, porém, ficam muito atentos aos memes nas redes sociais.

Fonte: Revista História do Brasil e o Globo

O post Por que 1° de abril é o dia da mentira apareceu primeiro em Alegrete Tudo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.