Transições no mercado levam advogados a sondar novas opções para obter receita financeira, e especialista avalia tendências

Não distante desse caminho cheio de contrapontos está o mercado de trabalho para os operadores do Direito, os quais veem e tentam entender os novos paradigmas acerca da profissão.

Números de levantamentos recentes mostram que, até 2029, os investimentos nesse mercado poderão chegar perto da marca de US$ 1 trilhão. Se compararmos com os números aferidos entre 2023 e 2024, o crescimento pode girar em torno de 5%, em um mercado já promissor atualmente.

Os novos campos respaldados pelo Direito em alguns países, como os voltados ao meio ambiente, empresarial e familiar, têm ampliado as possibilidades de atuação para os mais experientes e, sobretudo, para os recém-formados. Por outro lado, como toda evolução carrega seu ônus, existem desafios os quais vêm junto com as transformações. O principal deles é a adaptabilidade exigida diante de procedimentos cada vez mais virtuais.

Só que não para por aí. A lista de desafios cresce na mesma medida em que o rol de oportunidades também cresce.

Especialistas têm trazido a debate e enfatizado esta necessidade de construir um currículo com base em outras habilidades.

Uma bastante citada é a familiaridade com a Gestão de Projetos. Uma das características desenvolvidas por profissionais ligados a essa disciplina é a melhor desenvoltura frente a situações complexas.

Um estudo mais minucioso desse panorama tem sido alvo da carreira do advogado Vinícius Veras. O profissional possui experiência em operações legais, direito de imigração e conformidade.

Atualmente, trabalhando como assistente jurídico no Immivisa Law Group, nos Estados Unidos, Veras aplica o conhecimento conquistado em otimização de processos legais por meio da automação, gestão eficiente do tempo e organização abrangente de documentos.

Por seu extenso currículo e conhecimento, convidamos Vinícius para conversar sobre o assunto e tirar nossas dúvidas. Ele começou dizendo:
“Aliar-se aos novos caminhos tecnológicos proporcionados é, sem dúvida, a principal medida a ser adotada pelo profissional. A medida, contudo, não é única, pois a especialização tem feito ainda mais com que operadores do Direito tenham um diferencial e consigam gerar novas receitas, sem sair da essência. O foco estaria na produção intelectual, não apenas técnica.”
De forma geral, o ativo classificado como “propriedade intelectual”, mencionado pelo especialista, tem feito não apenas o mercado do Direito olhar de outra maneira para o colaborador ou prestador de serviço.

Desde a década de 1960 principalmente, as novas formas dos empregadores ou contratantes olharem para a engrenagem que sustenta a realização do trabalho levou a uma verdadeira revolução no antes chamado departamento de Recursos Humanos (RH).
Tanto que, de forma mais contemporânea, a ênfase não está mais no departamento (o RH) e, sim, na atuação, agora chamada Gestão de Pessoas. E a principal diferença é justamente a citada por Vinícius Veras, o poder de o trabalhador inovar, contribuir com o ativo intelectual que ele pode oferecer a quem o contratou.

De volta ao contexto mais específico dos advogados, uma das tendências leva ao uso dos chatbots jurídicos. Em tempos de adesão massiva às redes sociais, as ferramentas surgem como opção de fontes de informações e instruções jurídicas, direcionando clientes, alunos e candidatos a profissionais das carreiras jurídicas no futuro.

“A internet ampliou o leque de atuação consideravelmente. Mas é válido dizer que nem tudo gira ao redor das novidades online. Há muito para ser avaliado em conceitos mais conservadores, antes já existentes, e que voltam ganhando força ultimamente. O que mudou é a maior preparação exigida dos profissionais.”
No embalo do que foi dito por Vinícius Veras neste segundo momento, vale observar que advogados vêm tomando à frente de planejamentos estratégicos em grandes empresas do cenário mundial. Em outras, têm lugar cativo quando o assunto são as estratégias de comunicação e marketing – principalmente na gestão de crises.

“São funções as quais necessitam de líderes, conhecedores do terreno a ser encarado. É como descrevemos anteriormente, o conhecimento técnico possui seu peso, mas a proatividade e liderança podem ser ainda mais decisivas. Para isso, o profissional precisa conhecer seus limites, estar alinhado com as tecnologias, porém precisa saber muito sobre os direitos e deveres gerais, seja qual for o contexto do planejamento.”

Na lista de serviços prestados

Vinícius Veras processou mais de 23.000 arquivamentos de documentos jurídicos por correio, e-filing e e-service, implementando procedimentos inovadores e otimizando a eficiência e a precisão. Atualizou um banco de dados abrangente de mais de 5.360 tribunais nos EUA, garantindo conformidade com requisitos específicos.
Teve sucesso, atuando como assistente jurídico de uma denominação religiosa, ao conduzir mais de 1.000 atendimentos a clientes, melhorando a satisfação e a produtividade do time por meio de treinamento direcionado. Com o mesmo êxito, gerenciou casos jurídicos em Direito Tributário, Importação & Exportação, Contratos, Privacidade de Dados, Direito do Trabalho e Propriedade Intelectual. No projeto, reduziu casos de cobrança tributária de 500 para 150, economizando valores consideráveis.

Trajetória
Desde agosto de 2024, Vinícius Veras é Assistente Jurídico na Immivisa Law Group. Desempenha pesquisas jurídicas sobre jurisprudências, leis e regulamentos relacionados ao direito de imigração, sintetizando descobertas em memorandos jurídicos.
Vinícius Veras obteve o bacharelado em Direito em 2015, ao finalizar a etapa na Faculdade de Direito de Sorocaba, cidade do Estado de São Paulo, no Brasil. Em andamento, está a busca pelo Master of Business Administration (MBA), na Ottawa University. Em 2020, obteve o Master of Laws, na Brigham Young University, em Provo, Utah.

O post Transições no mercado levam advogados a sondar novas opções para obter receita financeira, e especialista avalia tendências apareceu primeiro em Alegrete Tudo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.