Instituto Botucatu realizou um fim de semana especial em Alegrete

O CineBotucatu e o Flor de Tuna: Mulheres e Cultura no Pampa.

No sábado, 29 de março, aconteceu na Sala Verde do Porto dos Aguateiros a exibição da websérie “De onde vem a água”, com Roda de Conversa e Atividade Cultural com as professoras Ana Paula Cassol e Kamilla Govea, do Nugea/IFFar.

Clique aqui para receber as notícias do PAT pelo Canal do WhatsApp

Na área externa o público infantil participou de oficina de Aquarela com o tema da água, ministrada pela artista Amanda Gobus. O CineBotucatu teve muita pipoca com o pipoqueiro já tradicional do Alegrete, o seu Ademar, conhecido como “Alemão”.

Clique aqui para receber as notícias do PAT pelo Canal do WhatsApp

A presidente do instituto Botucatu, Valéria Apratto e a coordenadora do projeto Flor de Tuna, Aliriane Ferreira destacam a importância de atividades unindo Cultura para realizar Educação Ambiental “Nos preocupa a preservação do nosso Bioma Pampa. As decisões tomadas hoje, como a flexibilização de exploração de áreas de proteção permanente (APPs), o avanço nocivo da monocultura em nossa região. Estamos sentindo na pele que a substituição de áreas verdes e árvores por mais concreto e asfalto nas áreas urbanas aumentam o calor e provocam enxurradas, alagamentos, inundações. Tudo isso degrada os rios e solos. São decisões que vão impactar negativamente o futuro a curto prazo. Precisamos ter consciência e pensar soluções em harmonia com o Meio Ambiente.” pontuam.

O Instituto Botucatu agradece especialmente a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, parceira com a viabilização da Sala Verde, e também a escola CIEP, que oportunizou a participação de turma de alunos do ensino médio da professora Luciane Palau.

Clique aqui para receber as notícias do PAT pelo Canal do WhatsApp

No domingo, 30, foi a vez de uma Trilha Ecológica em parceria com a Iraímas (Cosmética natural e terapêutica), na pessoa Pamela Moura. Fizemos a caminhada pelo Sítio Eloisi Paim (in memorian), com a presença da senhora Eni, integrante do Movimento Pro-Rio Ibirapuitã e mãe da ativista ambiental, bióloga Eloisi, que nomeia o Sítio. Visitamos o espaço da Gruta Nossa Senhora Aparecida e finalizamos com uma vivência com a Mandala Medicinal no Recanto Vovó Mulata com um super café aos cuidados do Mercado Quinta de Aurora.

Clique aqui para receber as notícias do PAT pelo Canal do WhatsApp

As atividades foram todas gratuitas, realizadas para celebrar o Dia Mundial da Água e o Dia do Rio Ibirapuitã, comemorados em 22 de março.
Os dois projetos contam ainda com as parcerias da Biblioteca Pública Mario Quintana, UABA, Unipampa e IFFar.

O CineBotucatu é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) Alegrete, com recursos do Ministério da Cultura.
O Flor de Tuna é projeto apoiado pelo Programa de Pequenos Projetos da Fundação Luterana de Diaconia(FLD).

Clique aqui para receber as notícias do PAT pelo Canal do WhatsApp

De acordo com os organizadores, outras atividades muito legais serão realizadas até o final de 2025, para participar é só acompanhar as divulgações nas redes do Instituto Botucatu (@instituto_botucatu) e da entidade parceira Biblioteca Municipal Mario Quintana (@bibliotecapublicaalegrete telefone: (55) 99159-3571).

Fotos: Instituto Botucatu (divulgação)

O post Instituto Botucatu realizou um fim de semana especial em Alegrete apareceu primeiro em Alegrete Tudo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.