Homem será investigado por dar bebida a quati em ponto turístico de SC: ‘Vai matar o bichinho’


Cena foi filmada e publicada nas redes sociais. Delegado-geral informou que animal ingeriu bebida alcoólica e que a Polícia Civil vai investigar o caso, ocorrido em Bom Jardim da Serra. Homem é filmado dando bebida a quati em ponto turístico. Reprodução: @linha_verdade
A Polícia Civil vai investigar um homem flagrado em vídeo oferecendo bebida a um quati no Mirante da Serra do Rio do Rastro, ponto turístico de Bom Jardim da Serra, na Serra de Santa Catarina. As imagens que mostram o episódio foram divulgadas nas redes sociais (assista acima).
Segundo o delegado-geral Ulisses Gabriel, que informou sobre a investigação por meio de uma postagem no domingo (30), o homem ofereceu bebida alcoólica ao animal. Agora, ele será identificado para responder por crime ambiental.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Homem foi filmado oferecendo bebida a quati em ponto turístico na Serra do Rio do Rastro
Reprodução/@linha_verdade
Não há informações sobre quando o fato aconteceu e nem sobre o conteúdo da bebida. O homem aparece nas imagens próximo a dois quatis oferecendo a bebida que estava em um cantil. É possível ouvir uma pessoa afirmando que a ação poderia matar os animais, mas outras negam:
“Vai matar o bichinho”, diz uma pessoa próximo do homem. Em resposta, outra afirma: “Não vai não, isso é remédio”. O homem que oferece a bebida ainda diz nas imagens: “Quer mais? Papai dá, papai dá”.
Homem flagrado em vídeo oferecendo bebida a quati será investigado pela Polícia Civil, diz delegado-geral
Reprodução/@DelegadoUlisses
🚫Recomendação é não alimentar animais silvestres
Animais silvestres, como o quati, podem ficar acostumados ao ser humano e, inclusive, ver as pessoas como fonte de alimento, caso sejam habituados a receber comida delas. A orientação da Polícia Militar Ambiental, portanto, é não alimentar esses animais.
A interação com animais silvestres também pode ser prejudicial às pessoas, conforme o biólogo Christian Raboch em entrevista ao g1 em janeiro de 2024.
“O quati, assim como os primatas, macaco-prego, sagui, são animais que, se as pessoas ficam dando alimento, esses animais começam a ser humanizados”, disse.
LEIA TAMBÉM:
Quati ‘furta’ pacote de batatas em praia e foge driblando banhistas
Quati agarra e disputa pacote de sanduíches com turista
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.