Furtos e estelionatos respondem por mais de 70% crimes praticados em fevereiro

O sucesso dos indicadores é resultado de um trabalho integrado das forças de segurança, que atuaram com celeridade no combate ao crime, resultando em uma queda de 48% dos homicídios dolosos. Enquanto em 2024 o mês de fevereiro teve 155 vítimas de homicídios, neste ano foram 80 vítimas deste crime.

Em Alegrete, o mês de fevereiro encerrou com 86 ocorrências criminais, com o registro do primeiro homicídio deste ano. Os casos de furtos continuam liderando a lista de crimes mais praticados no município. Foram registrados 25 casos em fevereiro, uma redução se comparado o mesmo período de 2024, quando foram praticados 71 furtos. No mês de janeiro também foram registrados pela polícia civil o mesmo montante deste tipo de crime.

Clique aqui para receber as notícias do PAT pelo Canal do WhatsApp

Também engrossam a lista de crimes mais praticados os casos de estelionatos. Em fevereiro, foram 30 vítimas que registraram casos na polícia. No ano passado nesse mesmo mês, houve 26 casos de estelionatos. Janeiro deste ano, foram notificados 32 crimes feitos por estelionatários.

Por outro lado, os crimes de abigeatos seguem em baixa. Apenas dois casos de roubo de gado. A queda neste tipo de crime é superior a 60%. Em janeiro de 2024, foram 8 crimes rurais, contra um no mesmo período de 2025. Em dezembro de 2024, ocorreram quatro registros de abigeato. O mês de fevereiro de 2025, ainda contabilizou dois furto de veículo; quatro roubos, três casos de delitos relacionados à armas e munições e nove boletins envolvendo tráfico e posse de entorpecentes. De acordo com as estatísticas apresentados pela SSP/RS, fevereiro 2025 encerrou com 86 ocorrências, diferente de 2024, quando o segundo mês do ano contabilizou 129 boletins. Janeiro deste ano foram 82 crimes, um a menos que dezembro de 2024.

Outro índice que apresentou redução em fevereiro é o do número de feminicídios. Esse tipo de crime teve queda de 43%, passando de 7 casos em 2024 para 4. A queda é a segunda do ano. Com isso, o índice acumula 32% de redução em janeiro e fevereiro, passando de 19 casos em 2024 para 13 neste ano.

Nos crimes contra o patrimônio, os roubos a pedestres tiveram uma retração de 40%, passando de quase 1,5 mil casos em fevereiro de 2024 para 901 neste ano. Nos roubos de veículos, a queda foi de 24%. No segundo mês do ano passado foram registrados 260 crimes do tipo, enquanto em fevereiro deste ano foram 197. No transporte coletivo, nas instituições financeiras e no comércio, o Estado também teve importantes reduções nos índices.

Clique aqui para receber as notícias do PAT pelo Canal do WhatsApp

À nível estadual, as ocorrências bancárias zeraram no mês de fevereiro, enquanto no mesmo período do ano anterior foram registradas quatro ocorrências do tipo. Nos comércios, a retração foi de 20%, passando de 377 casos no ano passado para 303 em fevereiro deste ano. No transporte coletivo, a queda foi de 29%, com 39 casos neste ano, o que representa 16 ocorrências a menos do que em fevereiro de 2024.

O post Furtos e estelionatos respondem por mais de 70% crimes praticados em fevereiro apareceu primeiro em Alegrete Tudo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.