HAL confirma a venda de 156 novos helicópteros de ataque LCH Prachand para equipar as Forças Armadas da Índia

Por meio de uma ambiciosa política de Estado, a Índia continua avançando na consolidação de sua base industrial de defesa, com o objetivo de fornecer armamentos de desenvolvimento e fabricação local às suas Forças Armadas. O mais recente marco alcançado pelo país asiático foi a formalização de um acordo para o fornecimento de um total de 156 novos helicópteros de ataque leve (LCH) Prachand, a serem entregues pela Hindustan Aeronautics Limited (HAL).

Oficialmente denominado Prachand, este é o primeiro helicóptero especializado em funções de ataque desenvolvido localmente na Índia pela HAL, em colaboração com várias empresas locais envolvidas no projeto.

Projetado para equipar tanto o Exército quanto a Força Aérea da Índia, o LCH tem sido submetido a diversos testes e avaliações ao longo dos últimos anos, por meio de protótipos e modelos de produção limitada. Atualmente, há um total de 15 unidades fabricadas no lote de produção limitada, das quais dez são operadas pela Força Aérea Indiana e cinco pelo Exército Indiano.

No meio do ano passado, vieram a público as negociações entre o governo indiano e a HAL para concretizar uma encomenda de 156 aeronaves desse tipo. Na época, a operação potencial previa um investimento estimado entre US$ 5,3 bilhões e US$ 5,9 bilhões.

Diante desse contexto, hoje o Ministério da Defesa da Índia chegou a um acordo com a HAL para a aquisição de um total de 156 novos helicópteros LCH Prachand, juntamente com pacotes de suporte e serviços de treinamento para tripulações e pilotos.

De acordo com o anúncio recente, das 156 unidades, 66 serão destinadas à Força Aérea Indiana, enquanto as 90 restantes serão entregues ao Exército Indiano. A entrega dos LCH está prevista para o terceiro ano de produção, dentro de um período de fabricação que se estenderá por cinco anos.

O Ministério da Defesa destacou esse novo marco para a indústria de defesa da Índia e sua política industrial “Make in India”, ressaltando que cerca de 65% dos helicópteros Prachand contarão com componentes desenvolvidos e fabricados localmente. O programa deverá gerar até 8.500 empregos diretos e indiretos por meio de uma rede de 250 empresas locais.

Você pode estar interessado em A Boeing avança na fabricação dos novos helicópteros AH-64E Apache adquiridos pelo Exército Australiano dos EUA

La entrada HAL confirma a venda de 156 novos helicópteros de ataque LCH Prachand para equipar as Forças Armadas da Índia aparece primero en Zona Militar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.