A DAPA recebeu propostas da KAI e da Korean Air para a modernização dos UH-60P Black Hawks das Forças Armadas da Coreia do Sul

A Agência de Aquisição de Defesa da Coreia (DAPA) anunciou que o processo de modernização da frota de helicópteros UH-60P Black Hawk das Forças Armadas está em estágio avançado após receber propostas da Korea Aerospace Industries (KAI) e da Korean Air. Este projeto, avaliado em US$ 654 milhões, visa modernizar aeronaves que estão em serviço desde a década de 1990 com melhorias em seus aviônicos e capacidades operacionais.

A UH-60P flies on a mission. Photo: S.J. Lee.

O projeto de modernização do UH/HH-60 Black Hawk do Exército e da Força Aérea da Coreia do Sul é parte de uma iniciativa que, após uma década de progressos e retrocessos, finalmente tomou forma com o objetivo de estender a vida útil da aeronave em 20 anos. Esse progresso levou à assinatura de um Memorando de Entendimento (MOU) em outubro do ano passado entre a KAI, a Hanwha Systems e a empresa israelense Elbit Systems, consolidando a cooperação para a atualização.

Vale ressaltar que ambas as empresas que enviaram propostas formaram alianças estratégicas com empresas de defesa locais e internacionais para competir pelo contrato, cujo vencedor será determinado no mês que vem. Nesse sentido, a KAI fez parceria com a empresa de defesa americana Sikorsky Aircraft, desenvolvedora do Black Hawk, e com a empresa sul-coreana Hanwha Systems. Enquanto isso, a Korean Air, transportadora nacional da Coreia do Sul, formou uma aliança com a empresa de defesa LIG Nex1 Co. e outros parceiros.

As aeronaves são atualmente usadas pelas Forças de Operações Especiais da Coreia do Sul e, de acordo com várias fontes, o programa de modernização se concentraria em uma frota de apenas 36 unidades, enquanto os 144 Black Hawks restantes que o país possui serão aposentados ao fim de sua vida útil. Nesse sentido, a KAI informou que o trabalho a ser realizado se concentrará na melhoria das capacidades operacionais das unidades por meio da digitalização da aviônica e da integração dos diversos sistemas da fuselagem. Por outro lado, também foi anunciado que o plano de trabalho a ser seguido terá duração de sete anos a partir da assinatura do contrato.

Alguns dados sobre o UH-60P

Selecionados por forças ao redor do mundo por sua adaptabilidade e confiabilidade, os helicópteros UH-60P são projetados de acordo com especificações militares para muitos tipos de missões, provando ser uma aeronave resistente no campo de batalha, durante emergências civis e em outras funções. Seja em uma operação militar ou civil, o Black Hawk fornece aos operadores 4.354 kg de carga útil, mais de 900 kg a mais que seu concorrente coreano, e a capacidade de transportar um pelotão de 11 soldados totalmente equipados. No caso da Coreia do Sul, desde sua incorporação em 1990, após um acordo entre a Korean Air e a Sikorsky Aircraft, a empresa sul-coreana produziu 124 das 131 unidades para o Exército da República da Coreia na Coreia.

Por fim, um comunicado à imprensa da Lockheed Martin destaca que a modernização da frota UH-60P com aviônicos do século XXI permitirá ao Exército adicionar equipamentos modernos e capacidades de missão à plataforma. Nesse sentido, o Black Hawk pode ser armado com canhões, foguetes e mísseis, realizar missões de combate e assalto, evacuar vítimas, patrulhar e monitorar fronteiras, realizar busca e salvamento em combate, combate aéreo a incêndios e outras funções de apoio ao combate.

Você pode estar interessado em: Imagens de satélite mostram os últimos avanços na montagem da nova aeronave AEW&C da Força Aérea da Coreia do Norte

La entrada A DAPA recebeu propostas da KAI e da Korean Air para a modernização dos UH-60P Black Hawks das Forças Armadas da Coreia do Sul aparece primero en Zona Militar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.