As últimas fragatas Tipo 053H3 em serviço na Marinha da China serão utilizadas como navios-escola antes de sua retirada definitiva

Buscando manter e expandir suas capacidades de treinamento e formação, as fragatas do Tipo 053H3 da Marinha do Exército Popular de Libertação da China (PLAN) participaram recentemente de exercícios navais atuando como navios-escola, levando em conta seu substituição por unidades mais modernas, a fim de aproveitar seus últimos anos de serviço operacional. De acordo com as informações que circulam na mídia local do Gigante Asiático, o destacamento foi composto pelas fragatas Huludao (565) e Yichang (564), as quais, junto com o Zheng He (projetado especificamente como um navio de treinamento), realizaram exercícios de combate marítimo em uma localização não revelada.

A Marinha da China já está há vários anos em um processo de modernização de sua frota de superfície, apostando em plataformas de combate mais avançadas e com foco na realização de desdobramentos de longa duração e maiores distâncias. Dentro desse contexto, uma das classes que está passando por essa transição são as fragatas Tipo 053, que estão sendo substituídas pelas mais modernas Tipo 054A e Tipo 054B. Essa classe, já desatualizada para as atuais necessidades navais da China, baseada na defesa e proteção de seus espaços marítimos, tem como último serviço ser utilizada como navios-escola para formação e treinamento de futuros efetivos.

As fragatas Tipo 053 na versão “H3” foram fabricadas pelo estaleiro Hudong sob o “Projeto 057”, que incluiu um total de dez fragatas que entraram em serviço nas décadas de 1990 e 2000, como continuidade da classe Tipo 053H2G. Entre algumas de suas principais características, as embarcações de 2.250 toneladas possuem um comprimento de 112 m, uma largura de 12,4 m e um calado de 4,3 m, com capacidade para abrigar 168 tripulantes. Quanto à sua propulsão, elas possuem um sistema combinado diesel-diesel (CODAD) que otimiza a eficiência operacional conforme a atividade exigida. A popa também conta com uma plataforma para helicópteros e um hangar.

O armamento original das fragatas era composto por oito mísseis superfície-superfície YJ-83 alojados em lançadores de quatro células, bem como uma torre com dois canhões PJ33A de 100mm, lançadores de torpedos de três tubos e dois lançadores de torpedos antisubmarinos Tipo 3200 de seis tubos.

Diversas fontes indicam que foi realizada uma atualização de meio de vida que incluiu o substituição do conjunto de radares com sistema de medidas de apoio eletrônico (ESM) de guerra eletrônica por sistemas semelhantes aos das fragatas Tipo 054, o substituição dos mísseis HQ-7 pelo míssil de defesa aérea de curto alcance HHQ-10 e a substituição dos 4 canhões Tipo 76A de 37 mm por dois novos CIWS Tipo 630 de 30 mm semelhantes ao Gryazev-Shipunov AO-18K. Do total de fragatas, duas foram vendidas à Marinha de Bangladesh, recebendo a designação Umar Farooq.

Embora as atividades da classe tenham diminuído nos últimos anos, nesta nova aparição do Huludao (565) e Yichang (564), a Marinha da China avaliou o alistamento da tripulação para responder a emergências. Também foram incluídos exercícios com munição de guerra, reabastecimento no mar, apoio ao controle de danos a outras embarcações e reboque de navios sem governo. Além disso, deixando de lado o propósito para o qual as fragatas foram construídas, nesta nova etapa, as unidades serão utilizadas como plataforma para a formação de cadetes navais que operarão no futuro em navios de combate mais modernos.

Imagem de capa utilizada a título ilustrativo.

Você pode estar interessado em: O porta-aviões nuclear USS Carl Vinson da Marinha dos EUA realizou exercícios no Mar da China Oriental ao lado de contratorpedeiros coreanos e japoneses

La entrada As últimas fragatas Tipo 053H3 em serviço na Marinha da China serão utilizadas como navios-escola antes de sua retirada definitiva aparece primero en Zona Militar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.