A Boeing avança na fabricação dos novos helicópteros AH-64E Apache adquiridos pelo Exército Australiano dos EUA

Na manhã de hoje, a empresa americana Boeing anunciou que o primeiro dos helicópteros de ataque AH-64E Apache adquiridos pelo Exército Australiano entrou em sua fase final de produção, aproximando-se de um marco importante para o programa de aquisição de 29 unidades iniciado por Canberra. De acordo com o informado, a instituição espera receber o lote inicial de quatro unidades até o final deste ano, prevendo seu desdobramento na cidade de Townsville.

A esse respeito, a vice-presidente de Programas de Helicópteros de Ataque da Boeing, Christina Upah, declarou: “A incorporação do primeiro Apache modelo E do Exército australiano na montagem final marca o começo de uma nova era para as capacidades industriais e de defesa da Austrália (…) Estamos orgulhosos de construir e manter o helicóptero de reconhecimento de ataque mais avançado e testado do mundo junto com a Austrália, enquanto trabalhamos para fortalecer sua frota e entregar seus primeiros Apaches até o final deste ano.”

Cabe lembrar que o helicóptero AH-64E em questão (denominado AT001) ainda precisa passar por trabalhos estruturais, de fiação elétrica, de submontagem principal e de instalação mecânica no modelo final antes de poder começar seus testes de voo. Para cumprir os prazos mencionados, esses testes estão previstos para ocorrer no meio do ano em curso. Uma vez finalizado, o helicóptero se juntará a mais de 2800 unidades da família Apache já construídas pela Boeing.

Além disso, vale ressaltar que o processo de aquisição desses novos helicópteros pelo Exército Australiano também terá um impacto positivo na indústria local, considerando que vários componentes das unidades serão produzidos na Austrália. Especificamente, foi detalhado que a empresa Cablex realizará a fabricação de painéis elétricos e fiações, as carenagens serão feitas pela Mincham e os conjuntos mecanizados pela Axiom Precision Manufacturing, entre outros elementos.

Por fim, ao trazer à tona as particularidades da aquisição realizada por Canberra junto a Washington, é importante mencionar que se trata de uma operação de mais de USD 3,5 bilhões, já aprovada em 2021, com o objetivo de substituir os helicópteros Tigre ARH. Além dos 29 helicópteros, o pacote adquirido pelo Exército Australiano inclui até 64 motores T700-GE 701D, sistemas de alerta de mísseis AAR-57, radares AN/APG-78 e equipamentos para designação de alvos do tipo AN/ASQ-170. Também foram adquiridos os mísseis AGM-114R Hellfire para aumentar as capacidades de ataque da aeronave, assim como exemplares M36E8 para o treinamento das tripulações.

Imagens utilizadas a título ilustrativo.

Você pode estar interessado em: A Marinha dos EUA também estaria se preparando para anunciar a empresa que desenvolverá e fabricará seu futuro caça de sexta geração F/A-XX

La entrada A Boeing avança na fabricação dos novos helicópteros AH-64E Apache adquiridos pelo Exército Australiano dos EUA aparece primero en Zona Militar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.