Erlon Toledo, o “Belo”, fez do bairro Bairro Santo Antônio uma permanente oficina do esporte

Belo, nascido e criando no Bairro Santo Antônio, é formado em Educação Física desde 2009. Com 17 anos, fez teste no Juventude de Caxias do Sul. Foi aprovado e acabou ficando um ano no clube da Serra. O serviço militar acabou não o liberando para ao futebol. No exército ficou dois anos no 12º BE.

Clique aqui para receber as notícias do PAT pelo Canal do WhatsApp

Toledo atuou no futebol amador de Alegrete com 14 anos no aspirantes do Atlético, onde hoje criou um CT e uma Escolinha, para crianças e adolescentes. No futebol, Belo passou pelo Vila Nova, Juventus, Alvorada e Fortaleza. Atuou na categoria sênior especial (40 anos). Clubes como Centenário, Carlos Gomes, União, Vila Nova, Sindicato, Nacional, Fluminense, Tinga e Ibirapuitã. Conquistou importantes títulos da LAF.

Em 2021, assumiu a presidência do bairro. Ele mesmo afirma “O bairro que mais ações esportivas e torneios faz em nossa cidade. Estamos sempre promovendo algo. Datas comemorativas, não passa uma em branco. Usamos e abusamos da nossa área de lazer, onde cuidamos, preservamos e limpamos o espaço.

“Nossa escolinha e nossa associação, são movidas por rifas semanais que, por meio delas, adquirimos materiais esportivos, uniformes, roçadeiras e outros itens”, ressalta. E foi com esse líder comunitário, ativista do esporte que a reportagem do PAT, conversou.

Clique aqui para receber as notícias do PAT pelo Canal do WhatsApp

Confira os principais trechos da entrevista:

Portal: Qual a maior transformação para a comunidade com o projeto no bairro Santo Antônio?

Sem duvida, a disciplina, respeito, Crianças e adolescentes saudáveis. Pais e responsáveis felizes com a Escolinha do Galo e várias outras ações positivas na comunidade.
Portal: Além de difundir o esporte, tu tens promovido a confraternização com outros bairros da cidade por meio das competições. Como é essa interação com outras comunidades?

Interação essa, muito gratificante, ver a comunidade movimentada, praticamente todos os finais de semana com pessoas e equipes de todos os lados do Alegrete. Isso é muito bom para todos.
Portal: O bairro Santo Antônio conta com o campo da Olaria, hoje extinto. Existe possibilidade de reativar esse espaço para prática do futebol amador da cidade?

Sem dúvida, o espaço é bom e está bem cuidado. Certamente pode abrigar rodadas da LAF, em nosso campo. Claro, precisamos parcerias e estamos à disposição para revitalizar e promover grandes clássicos do nosso futebol.

Clique aqui para receber as notícias do PAT pelo Canal do WhatsApp

Portal: Qual a maior dificuldade enfrentada pelo projeto até aqui?

Dificuldades são muitas, como todos os projetos em geral. A falta de apoio, não usamos isso como desculpa. Nós fizemos as coisas acontecer, por meio de rifas semanais. O valor arrecadado, vamos adquirindo materiais esportivos, uniformes, ajuda na manutenção do espaço ( Campo e Pracinha), mantendo tudo sempre limpo e organizado.
Portal: Qual o maior legado que tu priorizas para os integrantes do projeto e da comunidade do Santo Antônio ?

Viver a vida intensamente, aproveitar as oportunidades que ela oferece, sempre respeitando o próximo, para ser respeitado. Humildade acima de tudo e confiar muito em Deus.
Portal: Qual o teu maior desejo para esse ano dentro desse propósito que tu estás inserido?

Meu desejo é levar nossa escolinha para competições fora de Alegrete. Arrumar nosso CT com cercamento, colocar bueiros na pracinha, acreditem, ainda tem esgoto correndo a céu aberto dentro da nossa área de Lazer. Desejo colocar telas de proteção, iluminação, construir banheiros e vestiários. Para Deus nada é impossível e para quem trabalha e corre atrás, também não. Devagar vamos alcançar nosso objetivo.
Portal: Como líder comunitário e desportista, qual a maior dificuldade em fazer o esporte acontecer em Alegrete ?

Volto a repetir, a falta maciça de apoiadores, incentivadores e patrocinadores. Eu como líder comunitário, sei bem como é. A gente quer promover um evento e precisa sair pedindo patrocínio. A resposta sempre são as mesmas,( tá fraco o movimento no meu comércio, outra hora a gente te ajuda, mas enfim.
Portal: A pracinha tem sido o point do projeto aliado ao campinho de futebol. Tu tens ideia de quantas pessoas são beneficiadas com as iniciativas já realizadas na comunidade?

Muita gente tem aproveitado esse espaço, principalmente nos finais de tarde, aproximadamente 40 pessoas participam dos treinamentos físicos. Os treinos acontecem sempre segundas, quartas e sextas, a partir das 18hs. Ali temos brinquedos, churrasqueiras, bancos, plantas, flores, horta e a melhor de tudo, sombra o dia todo. O Bairro Santo Antônio é um lugar Top de morar.
Fotos: acervo pessoal

O post Erlon Toledo, o “Belo”, fez do bairro Bairro Santo Antônio uma permanente oficina do esporte apareceu primeiro em Alegrete Tudo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.