Cattô Beleza fez história: vence as 12 Horas de Tarumã pela segunda vez e 50 anos depois da primeira vitória

O que as 12 Horas de Tarumã de 1972 e a de 2024 tem em comum? Ambas tiveram um piloto alegretense brilhando na pista. Carlos Heitor de Oliveira Belleza, carinhosamente apelidado por Catô Belleza ostenta esse feito histórico no automobilismo gaúcho.

O alegretense conquistou sua primeira vitória no automobilismo, às 6 Horas de Tarumã, divisão 1ª Classe B. 50 anos depois, ele realiza outro grande feito e coloca seu nome de vez, na história junto ao de outros grandes pilotos.

Voltando às 12 Horas de Tarumã aos 71 anos, em 2024, o veterano estreou no automobilismo nas 12 Horas de 1972 a bordo de um Fusca em dupla com Walter Soldan. Em 1974, Catô virou piloto de avião e passou a fazer apenas provas de kart. Mas o passar dos anos não arrefeceu a sua paixão pelo automobilismo. Após um hiato sem correr, ele voltou em 2009, e colecionou vitórias em classes nas 12 Horas de Tarumã:

– 2012: Maserati #111 com Vilsinho, Rutzen, Menezes e Puhl, vitória cat. IV e um excelente 2º geral, frente a protótipos;
– 2016: Gol #77 com Daniel Elias, vitória classe T e 8º geral;
– 2017: MRX #56 com irmão Simon e Gustavo Frey, cat. P3, 4º geral.

No ano passado, com a abertura do regulamento das 12 Horas de Tarumã para os carros da Super Turismo, Catô Belleza embarcou no MC40 (motor Honda K20) da MC Tubarão, ao lado de Tiel Andrade, Franco Pasquale e Chico Möller. Mais uma história se escreve, essa é a definição da 44ª edição da corrida que encerrou o ano da velocidade no Rio Grande do Sul em 2024.

Cada competidor escreveu mais um capítulo desta história que não tem fim. O primeiro carro a passar pela bandeira quadriculada ao meio dia deste domingo foi o MC40 #5 Tubarão depois de uma corrida espetacular de recuperação, foi da equipe do alegretense.

O carro conduzido por Tiel de Andrade/ Francisco Moller/ Franco Pasquale e Catô Belleza enfrentou problemas no início de prova, abrindo caminho para a liderança da Lamborghini #111 de Vilson  Jr./ Flávio Viana/ Rafael Biancini/ Marcelo Vargas e Christian Castro. No inicio da manhã enquanto o Tubarão escalava o pelotão, a Lamborghini enfrentou problemas mecânicos que a atrasaram abrindo caminho para a consolidação da vitória do MC40.

“Ainda não sei expressar direito toda a emoção que foi essa corrida. Uma 12 Horas de Tarumã, por si só já é mágica, e vencer essa corrida, do jeito que foi, seria indescritível. As emoções foram constantes por todo o tempo. Foi demais”, destacou o piloto.

Na última semana, o alegretense usou o espaço regimental da câmara como convidado, numa proposição do vereador Vagner Fan.

Em 15 minutos, o piloto de 72 anos falou sobre levar o nome de Alegrete para os campeonatos nacionais de automobilismo, em especial a sua vitória na tradicional corrida 12 horas de Tarumã 2024. Emocionado, Carlos agradeceu o momento e falou sobre os profissionais que admira no esporte, dedicando a homenagem também aos esportistas alegretenses.

Aos vereadores, ele explicou sobre a preparação para participar dos campeonatos. Falou sobre o automobilismo, as equipes gaúchas que estão no mercado nacional e a saúde mental necessária para competir.

“O grande homenageado é o esporte. É uma das maiores escolas da vida. Sempre esteve presente na minha vida. Há sempre uma modalidade esportiva para qualquer idade, eu sou um exemplo disso”, destacou Carlos “Cato” Belleza.

O empresário aeroagrícola Carlos Heitor de Oliveira Belleza, presidiu o Sindag por três mandatos, entre 1999 e 2005. O foco de sua gestão foi a aproximação do sindicato aeroagrícola com o poder público, especialmente as entidades reguladoras. Em 2023, ganhou o Mérito da Aviação Agrícola.

O post Cattô Beleza fez história: vence as 12 Horas de Tarumã pela segunda vez e 50 anos depois da primeira vitória apareceu primeiro em Alegrete Tudo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.