Aguardando modificações nos F-16, Suécia avança na transferência de dois de seus Saab 340 AEW&C para a Força Aérea da Ucrânia

Recentemente, autoridades de defesa suecas confirmaram a meios de comunicação locais ucranianos que a transferência de dois de seus Saab 340 AEW&C para a Força Aérea da Ucrânia está avançando conforme o previsto, restando apenas que a instituição ucraniana realize uma série de modificações em seus caças F-16 para garantir a compatibilidade entre ambas as plataformas. Trata-se de uma classe de aeronave atualmente em serviço na Força Aérea Sueca, utilizada para missões de alerta precoce e controle aéreo, cuja transferência para mãos ucranianas foi anunciada em maio passado.

A notícia foi divulgada pelo meio ucraniano Delfi, que consultou o Ministério da Defesa sueco sobre o status da transferência, tanto quanto aos cronogramas de entrega quanto aos requisitos para sua realização. Algumas das declarações feitas pelos funcionários suecos em resposta incluem: “As datas de entrega do ASC890 (NdE: Saab 340 AEW&C) estão vinculadas a quando as modificações dos caças F-16 estiverem concluídas (…) Estamos trabalhando conforme o cronograma original, mas, por razões de segurança, não informaremos quando e onde determinadas ações foram ou serão realizadas.”

Vale lembrar neste ponto que as aeronaves em questão são caracterizadas pela integração de potentes radares AESA da família Erieye, desenvolvidos pela própria Saab, conferindo-lhe capacidade de detecção e acompanhamento de alvos tanto aéreos quanto navais a distâncias máximas entre 300 e 400 quilômetros. Montado na parte superior da aeronave, o radar é capaz de operar mesmo em áreas geográficas montanhosas, sob condições climáticas adversas e apesar da presença de interferência eletrônica por parte do inimigo. Também é importante destacar que a Força Aérea Ucraniana já enviou pessoal para o território sueco a fim de começar o treinamento necessário para operar esse tipo de sistema, mantendo a esperança de um aumento considerável em suas capacidades uma vez que esses processos sejam concluídos.

Além disso, é relevante mencionar que, em Estocolmo, já existiam planos para incorporar novas aeronaves de alerta precoce para manter as capacidades de sua própria Força Aérea, mesmo antes do anúncio desta transferência de aeronaves para Kiev. Nesse sentido, destaca-se a aquisição de novos exemplares do GlobalEye da Saab, no total de 741 milhões de dólares, sendo um acordo firmado em 2022.

Por fim, ao revisar os diversos pacotes de assistência militar que a Suécia enviou para a Ucrânia, destaca-se que os aviões Saab 340 AEW&C a serem entregues são apenas um dos múltiplos equipamentos comprometidos desde o início do conflito. Nesse contexto, podemos citar a transferência de veículos de combate de infantaria CV90, obuses autopropulsados Archer, tanques Stridsvagn 122 e sistemas de defesa aérea RBS 70 e IRIS-T, entre outros elementos. Em termos concretos, isso se traduz em mais de 61.900 milhões de coroas suecas transferidas pelo governo sueco em assistência militar, tornando o país um dos principais parceiros europeus de Kiev.

Imagens usadas a título ilustrativo.

La entrada Aguardando modificações nos F-16, Suécia avança na transferência de dois de seus Saab 340 AEW&C para a Força Aérea da Ucrânia aparece primero en Zona Militar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.