Painel on-line apresenta mapeamento dos serviços de saúde mental

O objetivo da ferramenta online é apoiar gestores municipais e estaduais na identificação desses serviços em sua região. O painel contém um mapa interativo e foi criado pelo Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde (DAPPS) da SES, em conjunto com a IEDE (Infraestrutura Estadual e Dados Espaciais).  

O mapa também auxilia os usuários na medida que demonstra, por meio da localização de cada pessoa em tempo real, quais são os espaços de cuidado em saúde mental mais próximos.  

 Acesse o Painel da RAPS  

Serviços na Atenção primária  

– Unidades Básicas de Saúde (UBS): também conhecidas como postos de saúde, são estabelecimentos específicos ao cuidado geral em saúde da população. Muitas pessoas não sabem, mas a UBS também cuida das pessoas que apresentam sofrimento mental.  

– Oficinas terapêuticas (OT): atividades em grupo voltadas à expressão artística e criativa das pessoas e são realizadas nas UBS.   

Clique aqui para receber as notícias do PAT pelo Canal do WhatsApp

– Núcleos de Apoio à Atenção Básica (NAAB): formados por equipes de profissionais de diferentes áreas, com foco na saúde mental, que prestam apoio aos profissionais trabalhadores das UBS no que toca à saúde mental, seja por meio de atendimentos compartilhados, de realização de grupos ou atendimentos individuais na UBS, ou mesmo visitas domiciliares.   

– Composições de Redução de Danos (RD): estratégias voltadas à prevenção do uso de álcool e outras drogas e ao cuidado de pessoas que fazem uso prejudicial dessas substâncias. As ações são realizadas em grupos ou individualmente e prestadas por equipes que atuam junto à unidade de saúde e/ou em cenas de uso de drogas do território.  

– Acompanhante Terapêutico (AT): profissional designado ao acompanhamento de pessoas que realizam tratamento em saúde mental no território e visa a promoção da autonomia e da circulação do acompanhado, seja para a realização de atividades pessoais cotidianas ou para o trânsito entre serviços de saúde e consultas. 

Clique aqui para receber as notícias do PAT pelo Canal do WhatsApp

  Serviços na Atenção Especializada 

– Centros de Atenção Psicossocial (CAPS): estabelecimentos de saúde focados no acolhimento, avaliação e tratamento de pessoas que apresentam sofrimento psíquico persistente. Este serviço é composto por equipes de profissionais de diferentes formações que realizam atividades individuais e de grupos com seus usuários. Os CAPS funcionam em regime de portas abertas, realizando acolhimento das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. 

 – Ambulatórios Multiprofissionais Especializados (AMENT): voltados ao cuidado de pessoas já avaliadas pelas UBS ou pelos CAPS. Oferecem atendimento individual e em grupo para pessoas encaminhadas para a continuidade do cuidado. Contam com profissionais de diferentes formações, como psicólogos e médicos psiquiatras. 

 Números no RS (atualizados em 14/03/25): 

Unidades com dispositivo específico de saúde mental: 621 

Unidades com Ambulatórios Multiprofissionais Especializados (AMENT): 40 

Unidades com Acompanhante Terapêutico (AT): 8 

Unidades com Núcleos de Apoio à Atenção Básica (NAAB): 110 

Unidades com Oficinas terapêuticas (OT): 309 

Unidades com Composições de Redução de Danos (RD): 28 

Centros de Atenção Psicossocial (CAPS): 225 

O post Painel on-line apresenta mapeamento dos serviços de saúde mental apareceu primeiro em Alegrete Tudo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.