A Marinha dos EUA confirma a compra de 5 novos conversíveis de transporte CMV-22B por um total de US$ 590 milhões

Sob um acordo de US$ 590 milhões, a Marinha dos Estados Unidos confirmou a compra de novas aeronaves CMV-22B Osprey, após o Departamento de Defesa conceder um contrato ao Escritório do Programa Conjunto Bell-Boeing. De acordo com o comunicado, o acordo inclui a fabricação e entrega de um total de cinco aeronaves, com conclusão dos trabalhos prevista para o ano de 2028.

Como parte dos programas de modernização e substituição da frota de aeronaves de asa rotativa, a Marinha dos Estados Unidos identificou, em meados da década de 2010, a necessidade de substituir os aviões de transporte embarcados C-2A Greyhound, que atualmente estão em processo de desativação. Isso levou a força a adaptar o V-22 para a variante CMV-22B, desenvolvida especificamente para missões de reabastecimento e transporte para seus porta-aviões, entre outras funções. Anos depois, em 2018, a Marinha dos EUA encomendou as primeiras 39 unidades do CMV-22B. No entanto, embora o Programa de Registro da Marinha pretendesse adquirir 48 aeronaves, ao longo dos anos a força determinou que apenas 44 seriam necessárias.

Nesse sentido, o primeiro CMV-22B Osprey, construído pela Boeing e pela Bell Textron, foi entregue à Marinha dos EUA em fevereiro de 2020, atingindo sua Capacidade Operacional Inicial (Initial Operational Capability – IOC) em 2021. Em 2023, o Pentágono assinou outro contrato de US$ 482 milhões para a aquisição de quatro Ospreys adicionais dentro do programa.

Por outro lado, sendo uma aeronave de rotores basculantes (tiltrotor), o Osprey possui uma característica essencial para operações em porta-aviões: seus motores podem ser inclinados para permitir decolagem e pouso vertical (VTOL), além de decolagem e pouso curtos (STOL). Em termos operacionais, os CMV-22B foram projetados para transportar pessoal e cargas entre bases terrestres e porta-aviões, sendo a única aeronave capaz de levar os principais componentes dos motores F-35 diretamente ao convoo de um porta-aviões, uma característica crítica para a logística da Marinha dos EUA. Além disso, essa versão do Osprey tem maior capacidade de combustível em relação às outras variantes e é a única da família capaz de transportar até 2.700 kg de carga por uma distância superior a 1.150 milhas náuticas.

Vale destacar que essas unidades foram impactadas pela suspensão das operações após um acidente em 2023 no Japão envolvendo um V-22 Osprey. Algumas dessas aeronaves foram deslocadas para o país asiático pelo Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA (USMC), operando a partir da base naval de Futenma, enquanto aquelas pertencentes à Força Aérea dos EUA estão baseadas em Yokota, em Tóquio.

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