Rosoboronexport promoverá no Brasil a versão de exportação do caça furtivo Su-57, que equipa as Forças Aeroespaciais Russas

A poucos dias do início da Feira Internacional LAAD 2025, a agência estatal Rosoboronexport confirmou sua participação no evento no Rio de Janeiro para promover uma ampla gama de produtos e plataformas voltadas para as Forças Armadas da América do Sul. Entre as principais propostas, destaca-se a promoção da versão de exportação do caça furtivo Sukhoi Su-57, que equipa as Forças Aeroespaciais Russas (VKS).

Nos últimos meses, a agência estatal russa, juntamente com a United Aircraft Corporation (UAC), tem intensificado esforços internacionais para promover o Su-57, a aeronave de combate mais avançada desenvolvida pela Rússia. Isso se refletiu na presença do caça em festivais aéreos e exposições, como os realizados em novembro do ano passado na China e, mais recentemente, na AeroIndia, em fevereiro deste ano.

Foi nesse último evento que surgiram relatos indicando que esses esforços estão dando resultados, com a concretização da primeira venda da versão de exportação da aeronave desenvolvida pela Sukhoi, oficialmente designada como Su-57E.

Segundo diversos relatórios, ainda pendentes de confirmação oficial, a Força Aérea da Argélia teria se tornado o primeiro operador do Su-57 fora da Rússia, adquirindo um número não divulgado de unidades. Anteriormente, tanto funcionários da Rosoboronexport quanto da UAC informaram que o primeiro contrato de exportação já havia sido fechado e que as primeiras aeronaves seriam entregues ainda este ano.

Seguindo essa estratégia e expandindo esforços agora para o mercado sul-americano, com um dos eventos mais importantes do setor no Brasil, a agência estatal declarou: “A Rosoboronexport apresentará no Rio de Janeiro os mais recentes produtos militares russos para todas as forças armadas, com foco nos equipamentos que geram maior interesse na região. Todos os sistemas já foram testados em combate real e aprimorados de acordo com as recomendações das forças militares e outras agências de segurança da Federação Russa envolvidas na operação militar especial”.

Além da promoção do Su-57E no Brasil, a Rosoboronexport também destacará outros sistemas, incluindo os caças de superioridade aérea Sukhoi Su-35, helicópteros da família Mil Mi-17Sh e os helicópteros de ataque Ka-52E. Para as forças terrestres, será apresentada a versão mais moderna do tanque T-90MS. No setor de defesa aérea, estarão em exibição os sistemas S-400, S-350 e Tor-M2K.

Imagens utilizadas apenas para fins ilustrativos.

La entrada Rosoboronexport promoverá no Brasil a versão de exportação do caça furtivo Su-57, que equipa as Forças Aeroespaciais Russas aparece primero en Zona Militar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.