Alíquota zero, No Paraguai, Mercado de Peixes e Direitos Humanos

Feira Internacional, Carnaval 2025, Tarifa de Energia, e Mutirão de Renegociação

Alíquota zero
O Paraná é o estado que menos cobra ICMS sobre produtos da cesta básica no Brasil, segundo a Abras (associação brasileira de supermercados). Alimentos como carnes, café, ovos e pão francês têm alíquota zero, de menor impacto inflacionário para os consumidores. A política de isenção, em vigor desde 2019, abrange 22 dos 29 itens mais consumidos no país. Enquanto isso, a inflação alimentar no Brasil subiu 1,25% em março, impulsionada por produtos que no Paraná seguem sem tributação.

Fetranspar
O Encontro Paranaense do Transporte 2025, promovido pela Fetranspar em Curitiba no dia 10 de abril, discutirá infraestrutura, com palestrantes como Guilherme Sampaio e Sandro Alex Cruz de Oliveira. Também será abordado o uso de biometano como alternativa ao diesel, com a palestra de Cícero Bley. O evento ainda premiará os ganhadores do 1º Prêmio Despoluir Fetranspar, que reconhece transportadores comprometidos com a sustentabilidade.

Estarei no Paraná
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) confirmou sua visita ao Paraná em 4 de abril, com agenda em Curitiba e Londrina. Em Curitiba, ele conversa com o governador Ratinho Junior (PSD) e participa da inauguração de um escritório político do deputado Filipe Barros (PL) – candidato ao Senado. À tarde, estará na abertura da ExpoLondrina.

Mulheres
Mais de 200 primeiras-damas, prefeitas e gestoras do Paraná participaram de encontros no Palácio Iguaçu com a primeira-dama Luciana Saito Massa e conheceram os programas estaduais voltados às mulheres no estado. O evento organizado desde 2021, chegou a 17ª edição e incentiva a troca de experiências e a criação de secretarias municipais. Destaque para a ampliação do programa Paraná Rosa.

No Paraguai
O vice-governador Darci Piana (PSD) recebeu uma comitiva paraguaia liderada pelo ministro Javier Giménez de Zuñiga para discutir investimentos e parcerias. O encontro destacou incentivos da Invest Paraná, que já atraíram R$ 300 bilhões desde 2019, e fortaleceu a cooperação em infraestrutura, saneamento e capacitação. Uma nova visita à sede da agência deve aprofundar as negociações entre o Paraná e o Paraguai.

Safra de Millho
A colheita da primeira safra de milho no Paraná atingiu 90%, com produtividade recorde de 10.627 kg/ha. A soja teve redução de 5,3% na produção devido ao clima, enquanto o tomate registrou alta de 66,7% nos preços. O Deral estima que a produção total de grãos em 2025 chegará a 45 milhões de toneladas, 19% a mais que no ano anterior.

Mercado de Peixes
O Governo do Paraná retomará a reforma do Mercado de Peixes em Paranaguá, paralisada há cinco anos. Com licitação prevista para abril, a obra incluirá 30 boxes para pescados, fábrica de gelo e ampliação do terraço. O projeto faz parte de um plano maior de revitalização do Centro Histórico, envolvendo melhorias no Mercado Municipal, Aquário e Orla do Rio Itiberê.

ExpoTurismo
A ExpoTurismo Paraná, organizada pela Abav-PR, começou em Curitiba, reunindo gestores, empresários e turistas para debater e promover o setor. Com a presença do Governo do Estado e da iniciativa privada, a feira destaca gastronomia, turismo religioso e natureza. O evento impulsiona a economia local, com ocupação máxima na rede hoteleira e grande movimentação no comércio.

Carne Nobre
O Paraná lidera a criação do Porco Moura, raça quase extinta nos anos 1980, graças a leis estaduais do deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) que incentivam sua preservação. Hoje, 74% da produção nacional está no estado, impulsionando a agricultura familiar. A carne nobre ganha mercado, valorizando a tradição e a genética local. O plantel paranaense é de 2,7 mil animais dos 3,5 mil existentes no país. A expectativa é dobrar a produção nos próximos três anos.

Orientação
O TCE-PR promoveu um seminário em Campo Mourão, orientando novos prefeitos sobre boas práticas na gestão pública.O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Curi (PSD), participou do encontro e destacou a cooperação entre os poderes e a importância da transparência. O evento também abordou o ProGov, que avalia as políticas públicas municipais.

Direitos Humanos
A Assembleia Legislativa do Paraná comemorou os 30 anos do Copedh (Conselho Estadual de Direitos Humanos) em uma sessão solene, destacando sua atuação na defesa dos direitos humanos. O evento contou com a presença de autoridades e ativistas, como o deputado Professor Lemos (PT) e o vice-presidente do conselho, Walter Tierling Neto. Apresentações culturais também celebraram a pluralidade e resistência dos povos originários.

Dinheiro público
O gasto de 3,5 bilhões de reais do governo federal em publicidade continua a gerar debates sobre prioridades orçamentárias. Confira no vídeo do Cidadão Alerta quais são os possíveis impactos para a população e o que está por trás dessa medida do governo Lula. Vídeo completo: https://cidadaoalerta.org.br/para-melhorar-sua-imagem-governo-desperdica-dinheiro-publico/.

Coluna publicada simultaneamente em 24 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.

O post Alíquota zero, No Paraguai, Mercado de Peixes e Direitos Humanos apareceu primeiro em Últimas Notícias de Foz do Iguaçu e Região – H2FOZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.