TG deste sábado reúne raridades de diferentes regiões do Brasil; confira os destaques


Tangarazinho, tangará-dançarino e uru estão entre os flagrantes na Serra do Mar. Saudade é o encontro especial na Serra da Mantiqueira. Tangará é uma das aves raras encontradas pela equipe
Leonardo Vilela/TG
O Terra da Gente deste sábado (29) explora diferentes regiões do Brasil, dando uma mostra da riqueza da nossa avifauna. Para começar nosso aventureiros seguem no passeio pelo topo da Serra do Mar. Exploramos mais algumas trilhas do local para mostrar sons e cores sem iguais da nossa Mata Atlântica, com direito a uma apresentação da arena do tangará.
A Hora do Rancho pega carona nesta aventura, com a oportunidade de aprender mais sobre as frutas da região, entre elas o cambuci.
Já na Caatinga, o único bioma exclusivamente brasileiro, um show das aves endêmicas e um mistério: você já ouviu falar da ave-zumbi?
Em Minas Gerais, na Serra da Mantiqueira, o Terra da Gente chega a um ponto onde é possível observar a saudade (Lipaugus ater), ave que encanta os observadores pela sua vocalização.
Reserva de Mata Atlântica
Tangarazinho também foi registrado durante a aventura
Leonardo Vilela/TG
A equipe do TG segue sua jornada pela reserva de Mata Atlântica na Serra do Mar, em São Paulo. A área, cuidadosamente reflorestada por uma família apaixonada pela natureza, abriga uma diversidade impressionante de espécies nativas, incluindo algumas das aves mais belas da região.
Durante o passeio, exploramos novas trilhas e fomos surpreendidos a cada passo. O som do uru (Odontophorus capueira) chamou atenção da equipe, enquanto avistamos o tangará (Chiroxiphia caudata), o tangarazinho (Ilicura militaris) e o majestoso surucuá-dourado (Trogon chrysochloros).
Equipe flagrou animais difíceis de serem observados
Reprodução/EPTV
Mas não foram apenas as aves que encantaram nossa equipe, a vegetação também impressiona, com destaque para o jaborandi, uma planta geralmente e utilizada na produção de cosméticos.
Delícias da mata
O quadro Hora do Rancho, compõe a equipe que explora a reserva e a apresentadora Nicolle Januzzi ensina uma sobremesa feita com uma fruta típica do local, pouco conhecida, mas muito saborosa: o cambuci.
Sobremesa de cambuci é dica da Hora do Rancho
Leonardo Vilela / Ricardo Custódio
Ave zumbi
Entre as aves que vivem na Caatinga, existe uma que é temida pelos moradores no interior da Bahia. Você já ouviu falar da ave-zumbi?
Na verdade, não existem registros oficiais sobre a existência dele, mas se você perguntar para qualquer morador da região do raso da Catarina, vai ouvir uma descrição bem detalhada sobre esse bicho. Nossa equipe chega à região para tentar desvendar este mistério.
Moradores do raso da Catarina, na Bahia, citam existência de ave zumbi
Arte TG
Delfim Moreira
No sul de Minas Gerais, na Serra da Mantiqueira, nossos aventureiros chegam à região de Delfim Moreira. Lá o destaque são os beija-flores, com 17 espécies já foram registradas.
Entre elas, o beija-flor-de-papo-branco (Leucochloris albicollis), o de peito-azul (Chionomesa láctea) e o de orelha-violeta (Colibri serrirostris). Além dos colibris, uma espécie que costuma atrair os observadores de aves e pesquisadores é a saudade (Lipaugus ater), ave que chama atenção por seu canto.
Saudade é um dos destaques da aventura em Delfim Moreira
Leonardo Vilela/TG
O Terra da Gente vai ao ar todos os sábados na EPTV, afiliada da TV Globo. Neste sábado, a exibição está prevista para às 14h30. Para telespectadores fora das regiões de Campinas, Ribeirão Preto, São Carlos e Sul de Minas, o programa está disponível gratuitamente no Globoplay após a exibição na TV.
VÍDEOS: Destaques Terra da Gente
Veja mais conteúdos sobre a natureza no Terra da Gente
Adicionar aos favoritos o Link permanente.