Itapetininga inaugura o primeiro museu de arte sacra com obra do século XIX


Inauguração faz parte das celebrações dos 77 anos da Casa Kennedy. O museu funcionará às quartas, sextas e sábados, das 14h às 17h. O Centro Cultural Brasil Estados Unidos está localizado na Rua Prudente de Moraes, 716. Imagem de Santa Luzia da época colonial usada para esconder ouro que era retirado das minas
Arquivo pessoal
O Centro Cultural Brasil Estados Unidos (CCBEU) inaugura na sexta-feira (28) o primeiro Museu de Arte Sacra de Itapetininga (SP). O espaço reúne um acervo de 54 obras, entre elas uma rara imagem de Santa Luzia do século XVII, um exemplar do “santo do pau oco”, utilizado no período colonial para ocultar ouro e objetos de valor, escapando da tributação imposta pela Coroa Portuguesa.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
O evento que faz parte da celebração dos 77 anos da Casa Kennedy. A iniciativa do museu surgiu das aulas de arte realizadas no espaço, e tem curadoria de Walkiria Paunovic, Ana Elisa Bloes Arruda Miranda, Cida Ayres Nunes e Jorge Paunovic.
O nome escolhido para o espaço é “Museu Sacro Luise Reine Meinrada”, em homenagem à irmã beneditina suíça que chegou ao Brasil em 1937. Após passar alguns anos em Sorocaba, Luise Reine Meinrada dedicou sua vida a Itapetininga até seu falecimento, em 1988.
“Ela foi uma grande artista plástica, produziu pinturas a óleo, xilogravuras e mosaicos bizantinos. A Via-Sacra em mosaico que temos no museu foi feita por ela, por isso demos seu nome ao espaço. Mulheres como ela não devem ser esquecidas”, declarou Walkiria Paunovic, presidente do CCBEU.
Quadro de Jesus Cristo, do artista John Valenz e na segunda imagem, o quadro de São Miguel, pintado por Walkiria Paunovic
Arquivo pessoal
Walkiria Paunovic contou que uma das artistas responsáveis pela criação do museu é Cida Ayres Nunes, que ajudou na organização das obras.
“Confesso que estou bastante emocionada, pois essa inauguração marca mais um capítulo na história do Centro Cultural Brasil Estados Unidos, que completa 77 anos neste mês de março. Além disso, o nosso espaço conta também o Museu Carlos Ayres, temos orgulho de ser um espaço para a arte de Itapetininga e puder ser um papel na formação artística de tantos jovens”.
‘Via-Sacra’ em mosaico obra da irmã beneditina Luise Reine Meirada
Arquivo pessoal
A artista Cida Ayres se inspirou nas aulas do professor Beato Penafreta, que incentiva os alunos a pintar as obras sacras. “A arte nos faz conectar ainda mais com o divino, eu sinto que cada quadro catalogado ou que estou pintando me aproxima cada vez mais com a minha espiritualidade”, comentou.
A presidente Walkiria Paunovic conta com nostalgia e emocionada cada passo que dá dentro do museu, para ela essa inauguração é mais uma página na cultura de Itapetininga (SP).
“É necessário que criemos esse espaço, é com ele que vamos poder mostrar para esta geração e para que outros que estão por vir que a nossa cidade tem obras mundialmente conhecidas e que elas não carregam apenas a fama, mas, a história pois toda arte tem uma história por trás”, explicou emocionada.
A presidente Walkiria Paunovic do Centro Cultural Brasil Estados Unidos, responsável pela criação do 1º Museu de Arte Sacra de Itapetininga
Gustavo Moraes
‘Santo do Pau Oco’
O termo “Santo do Pau Oco” surgiu no período colonial brasileiro e faz referência a imagens sacras ocas usadas para esconder ouro e outros objetos de valor, evitando a tributação pela Coroa Portuguesa. E é exatamente uma exemplar deste item histórico um dos destaques do acervo do novo museu da cidade.
Uma pequena imagem de Santa Luzia, datada do século XVII, que traz consigo uma história curiosa. Embora represente a santa associada ao divino, sua finalidade na época era bem diferente.
“A imagem é da época colonial do Brasil. O curioso é que sua utilidade não era para orações, mas sim para esconder o ouro retirado das minas”, comentou.
O museu funcionará de quarta e sextas-feiras, das 14h às 17h, e aos sábados no mesmo horário. O Centro Cultural Brasil Estados Unidos está localizado na Rua Prudente de Moraes, 716.
77 anos de resistência cultural
Casa Kennedy fez 77 anos de inauguração em Itapetininga (SP)
Casa Kennedy Tour 360º/Reprodução
A presidente conta que o museu é mantido com o trabalho de voluntários, e que mesmo sem receber verbas do poder público, a Casa Kennedy segue resistindo como um centro cultural independente e abriga o Museu Carlos Ayres, o Projeto Guri, Academia Itapetiningana de Letras, além de promover diversos eventos culturais, teatrais e musicais.
“Nosso desafio diário é manter as contas em dia e realizar as reformas necessárias, mas seguimos firmes em nossa missão”, afirma Walkiria Paunovic.
O legado do espaço, que carrega histórias em cada canto do prédio, também foi registrado no livro ‘Museu Carlos Ayres e sua história’, que narra a trajetória das obras e da instituição.
Exposição anjos e arcanjos comemora os 77 anos da Casa Kennedy em Itapetininga (SP)
Arquivo pessoal
*Colaborou sob supervisão de Carla Monteiro
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.