Pratos na parede: um toque criativo para a decoração

As paredes decoradas trazem mais vida e personalidade aos ambientes, sendo possível decorá-las de diferentes formas, com quadros, texturas, prateleiras e pratos. Sim, aquela decoração que muitas vezes é considerada do tempo da vovó. Isso porque foi muito usada em outras épocas.

Mas, como algumas tendências são circulares, ou seja, retornam após um longo período, ter pratos na parede hoje é um recurso decorativo em alta no design de interiores e pode transformar espaços com estilo. Seja em uma composição clássica ou moderna, essa tendência permite explorar cores, formatos e estampas para criar um visual único.

Já conhece o podcast da Like Magazine? Ouça no Spotify o Like 103.3.

Estilos de pratos na parede

1 – Clássico e vintage – Pratos de porcelana com bordas douradas ou estampas florais são perfeitos para um ambiente sofisticado e nostálgico. São boas opções decorativas para salas de jantar e cozinhas.

2 – Artesanal e rústico – Pratos de cerâmica com pintura manual, texturas naturais e tons terrosos combinam bem com decorações boho, escandinavas e rústicas.

3 – Colorido e moderno – Misturar pratos de diferentes cores e formatos cria um efeito dinâmico e contemporâneo, perfeito para espaços despojados.

4 – Minimalista e monocromático – Pratos brancos ou pretos, por exemplo, com designs geométricos ou abstratos, são ideais para quem busca um toque de sofisticação sem excesso de informação. Também é possível aplicar a monocromia em nuances de outras cores, como azul, por exemplo.

5 – Temático e cultural – Pratos com estampas regionais, como azulejos portugueses ou padrões orientais, ou ainda com desenhos e frases que remetam a algum local, trazem um toque de identidade e história ao ambiente.

  • Newsletter: Cadastre seu e-mail para receber os conteúdos da Like Magazine

Dicas para fixar os pratos na parede

Escolher os pratos para a parede é um dos processos decorativos. Um outro bem importante é como será fixado. Para isso, há algumas possibilidades, como os suportes metálicos, que garantem firmeza, enquanto os adesivos são ideais para quem não quer furar a parede.

Quanto à disposição dos pratos, antes de fixá-los à parede, faça um teste no chão para visualizar a composição e garantir equilíbrio visual. Uma dica: em paredes amplas, posicione os pratos na altura dos olhos para maior impacto visual.

Faça parte da comunidade da Like Magazine no WhatsApp

Saiba combinar os pratos na parede com outros elementos

Os pratos na parede fazem parte de uma composição. Portanto, é preciso analisar o contexto geral do ambiente.

Paredes coloridas – Se os pratos forem neutros, um fundo vibrante realça o conjunto. Já pratos estampados ficam melhores em paredes claras.

Mistura com quadros e espelhos – Criar uma composição mista deixa a decoração mais dinâmica e personalizada.

Estantes e prateleiras – Outra ideia é usar os prato apoiados em prateleiras para um toque despojado.

Incluir pratos na decoração da parede é uma maneira criativa de expressar estilo e trazer charme ao ambiente. Portanto, com as combinações certas, é possível transformar um espaço simples em um cenário cheio de personalidade.

Gosta dos conteúdos? Então siga a @likemagazinebr e acompanhe todas as novidades e tendências.

O post Pratos na parede: um toque criativo para a decoração apareceu primeiro em Like Magazine.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.