Caças F/A-18 Super Hornet da Marinha dos EUA teriam lançado pela primeira vez em combate a nova bomba planadora GBU-53/B StormBreaker

Desde o início dos ataques massivos ordenados pelo presidente Trump contra os rebeldes hutíes apoiados pelo Irã no Iémen, a Marinha dos Estados Unidos tem empregado ativamente seus caças F/A-18 Super Hornet em ataques contra alvos terrestres. Através dos diversos vídeos publicados oficialmente pelo Comando Central dos EUA (CENTCOM), foi possível observar os diferentes armamentos ar-terra que têm sido utilizados nas operações. Entre esses, destacou-se a presença no porta-aviões USS Harry S. Truman (CVN-75) das novas bombas planadoras GBU-53/B StormBreaker, o que indica que o seu primeiro lançamento em combate pode ter ocorrido.

Denominada GBU-53/B, a StormBreaker é uma nova bomba inteligente de precisão do tipo planadora desenvolvida pela empresa Raytheon e que está sendo introduzida nas principais plataformas de combate aéreo das Forças Armadas dos Estados Unidos. Entre essas, destacam-se os caças F-15E e F-35A da USAF, enquanto a U.S. Navy estaria equipando os F/A-18 Super Hornet e F-35C.

A bomba utiliza um buscador trimodal com imagens infravermelhas e radar de ondas milimétricas, que, segundo a empresa americana, permite “ver através da névoa, fumaça e chuva” e é “capaz de deslizar por mais de 72 km”. A arma oferece as opções de “adicionar propulsão” ou “mudar o buscador” dependendo da missão, além de poder ser lançada de uma plataforma e controlada de outra. Também pode ser utilizada para atacar e destruir blindados inimigos.

Voltando aos acontecimentos reportados no Oriente Médio, o CENTCOM tem divulgado uma série de vídeos das operações a bordo do porta-aviões USS Harry S. Truman, nos quais é possível observar os diferentes armamentos empregados pelos aviões de combate embarcados.

Na sequência viralizada no dia 21 de março, é possível ver a presença de bombas planadoras AGM-154 Joint Standoff Weapon (JSOW), mísseis ar-terra AGM-84H/K Standoff Land Attack Missile-Expanded Response (SLAM-ER), bombas JDAM e mísseis antirradição AGM-88E AARGM. No entanto, o que chamou a atenção dos especialistas foi a confirmação da presença das novas bombas planadoras StormBreaker, que já estariam sendo introduzidas nas capacidades de ataque terrestre que os F/A-18E/F Super Hornet da Marinha dos EUA podem lançar.

Após o vídeo de 21 de março, outra sequência teria confirmado o primeiro lançamento registrado em operações de combate da GBU-53/B, quando foi capturado o decolagem de um Super Hornet em uma missão de combate, equipado sob suas asas com esse novo tipo de bomba planadora, o que significaria o seu primeiro uso operacional.

Embora a Força Aérea dos Estados Unidos tivesse aprovado seu uso como “Small Diameter Bomb II” – seu nome original – com seus caças F-15E em outubro de 2020, uma série de problemas registrados com o software e o sistema de guia atrasaram esses planos, além de preocupações relacionadas ao funcionamento de suas asas dobráveis. Em 2021, a força determinou que a nova bomba planadora precisaria de mais trabalho para seu lançamento operacional.

Passados pouco mais de três anos desde esses relatórios, o uso da StormBreaker representa um novo marco para o programa, que não é apenas importante para a Força Aérea e a Marinha dos EUA, mas também para outros países que confirmaram sua adoção, como as Forças Aéreas da Alemanha e Finlândia, que irão operar com elas a partir de seus futuros caças furtivos F-35A. Isso também se aplica aos atuais operadores de aviões de combate de quinta geração, como Itália e Noruega, que já apresentaram pedidos de compra à Raytheon e autorizações do Departamento de Estado.

Para o futuro, além da necessária maturação da capacidade nos atuais F-15 e Super Hornet, mais testes de integração e lançamento são esperados para todas as variantes do F-35, sendo que a versão “A” parece ser a primeira a operá-la, sendo lançada de suas baías de armas internas.

Fotografia de capa utilizada como ilustração.

La entrada Caças F/A-18 Super Hornet da Marinha dos EUA teriam lançado pela primeira vez em combate a nova bomba planadora GBU-53/B StormBreaker aparece primero en Zona Militar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.