Os lançadores de mísseis balísticos Yars das Forças Armadas Russas realizaram novas patrulhas de combate

No decorrer do dia de hoje, meios de comunicação locais relataram que as Forças Armadas Russas teriam mobilizado seus lançadores de mísseis balísticos Yars para realizar novas patrulhas de combate, tratando-se de unidades pertencentes à formação de Bologoye. Conforme informado, os exercícios tiveram como objetivo treinar os efetivos das Forças de Mísseis Estratégicos em desdobramentos que exijam sua mobilização a longas distâncias, bem como em seus procedimentos de camuflagem e mobilidade dentro do campo de batalha.

Trazendo algumas citações do comunicado oficial russo: “Durante o exercício programado de comando e estado-maior da formação de mísseis estratégicos de Bologoye, os regimentos equipados com lançadores móveis terrestres Yars operam em novas rotas de patrulha de combate (…) Realizam intensas manobras noturnas nessas rotas.”

Aprofundando alguns dos detalhes conhecidos da atividade, cabe mencionar que os lançadores percorreram mais de 100 quilômetros durante a mesma, estabelecendo diversas posições de tiro camufladas e perímetros de segurança, tal como ocorreria em uma situação real de combate. No total, fala-se de uma mobilização de cerca de 3.000 militares russos, com mais de 300 veículos e lançadores, que tiveram de superar diversos ambientes geográficos complexos para demonstrar suas capacidades. Além disso, a ocasião também serviu para trabalhar na melhoria da comunicação entre o local de lançamento e os diferentes elos da cadeia de comando, mesmo em situações com elementos de interferência inimiga.

Diante desses aspectos, não se pode deixar de mencionar que as Forças de Mísseis Estratégicos russas já haviam realizado atividades semelhantes no mês de fevereiro, com exercícios que, segundo informado, tiveram objetivos e características praticamente idênticas. Deve-se destacar, no entanto, que nesse caso anterior o desdobramento teria sido realizado pela formação de Yoshkar-Ola, em vez da mencionada unidade de Bologoye. Tanto a mobilização de fevereiro quanto a mais recente, em março, refletem o alto nível de atividade que este ramo das Forças Armadas Russas busca manter para fortalecer a dissuasão do país.

Por fim, revisando algumas das características do elemento mais relevante envolvido nas atividades, é útil começar mencionando o principal armamento transportado por esses lançadores. Especificamente, trata-se dos mísseis balísticos intercontinentais RS-24 de múltiplas ogivas, projetados pelo Instituto de Tecnologia Térmica de Moscou. O primeiro lançamento desses mísseis ocorreu no ano de 2007, enquanto os lançadores Yars (também conhecidos como SS-27 mod.2 Sickle-B, segundo sua designação na OTAN) chegaram às mãos das Forças Armadas Russas em 2009. Cabe ressaltar que esses mísseis foram desenvolvidos com base na linha de design dos sistemas Topol-M RS-12M2, incorporando diversas melhorias em suas capacidades para penetrar as redes de defesa aérea inimigas.

Imagens utilizadas apenas para fins ilustrativos

La entrada Os lançadores de mísseis balísticos Yars das Forças Armadas Russas realizaram novas patrulhas de combate aparece primero en Zona Militar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.