Niterói entre as cidades com mais colisões contra postes; veja ranking

O número de colisões de veículos contra postes da rede elétrica aumentou cerca de 20% em 2024, segundo dados da Enel  Rio. Ao longo do ano, a concessionária registrou 470 ocorrências desse tipo, representando uma média superior a um acidente por dia. Em 2023, foram registrados 391 casos. O impacto também foi sentido no fornecimento de energia, afetando 311.574 clientes, um crescimento de 63% em relação ao ano anterior.

Campos dos Goytacazes liderou o ranking de colisões contra postes, com 85 registros ao longo do ano. Em seguida, aparecem as cidades da Região dos Lagos e Niterói, com 85 e 61 ocorrências, respectivamente. Outras regiões afetadas incluem a Região Noroeste (54), a Região Serrana (49), Magé, na Baixada Fluminense (37), a Região Sul (36), São Gonçalo (34) e Macaé (28).

Leia também

  • Segundo a Enel, custo de substituição o reparo do poste é repassado ao proprietário do veículo envolvido no acidente

    Ônibus intermunicipais ficam mais caros no sábado (29)

  • Segundo a Enel, custo de substituição o reparo do poste é repassado ao proprietário do veículo envolvido no acidente

    OAB/Niterói completa 50 anos e reúne autoridades na cidade

  • Segundo a Enel, custo de substituição o reparo do poste é repassado ao proprietário do veículo envolvido no acidente

    Pouco antes de morrer, jovem de SG falou sobre velocidade da moto

Segundo Willane de Paula, diretora de Operações e Manutenção da Enel Rio, as ocorrências são mais frequentes nas sextas-feiras e fins de semana. Além dos transtornos para a população, a substituição de postes danificados gera prejuízos operacionais à distribuidora.

“Um poste derrubado significa horas de trabalho das equipes de manutenção. Muitas vezes, não é só o equipamento que precisa ser substituído, mas toda a rede elétrica atrelada a ele. Há ainda casos mais complexos, em que a perícia policial precisa ser realizada antes do início dos reparos, aumentando o tempo de interrupção da energia”, explica.

Responsabilidade sobre danos

Quando um poste é danificado em uma colisão, a Enel Rio deve ser imediatamente comunicada para que os reparos sejam realizados. O custo da substituição ou do conserto é cobrado do proprietário do veículo envolvido, por meio do setor jurídico da concessionária. A empresa reforça a importância de registrar a placa do automóvel e documentar o acidente com fotos.

Como agir em caso de colisões

A Enel Rio orienta a população a seguir algumas medidas de segurança em caso de acidentes envolvendo a rede elétrica. Em caso de colisão com postes, é fundamental permanecer dentro do veículo sem tocar em partes metálicas até a chegada das equipes de atendimento. Além disso, é importante evitar contato com cabos caídos no solo, sobre o carro ou em estruturas danificadas. Não se deve tentar isolar a área por conta própria, e pedestres devem manter distância, acionando imediatamente o socorro.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.