Comitê de Cultura de Alagoas promove I Mostra Alagoana de Cinema Feminino

A Mostra Alagoana de Cinema Feminino, que ocorrerá no dia 29 de março, a partir das 16h, simultaneamente em Arapiraca e Maceió, chega para marcar o encerramento das comemorações do mês da mulher, destacando a relevância de iniciativas que valorizam o cinema dirigido por mulheres e que abordam questões que dialogam diretamente com o universo feminino. Além da exibição de curtas-metragens o evento contará com apresentações musicais e teatrais, reforçando o compromisso com a promoção da visibilidade e do empoderamento feminino nas artes.

Com o objetivo de dar visibilidade ao trabalho de mulheres que, muitas vezes, enfrentam dificuldades para ter suas produções reconhecidas no mercado audiovisual, a mostra é um importante espaço de reflexão sobre a representatividade das mulheres no cinema. Ao incentivar a troca de experiências e estimular o debate sobre a ampliação das oportunidades para cineastas mulheres, o evento se propõe a fortalecer a presença feminina tanto nas telas quanto nos bastidores da indústria cinematográfica.

Programação

Em Arapiraca, a Mostra será realizada em parceria com o Sesc, que receberá a exibição dos curtas-metragens Berço, de Valéria Nunes e Amanda Môa, Ana Parideira, de Julianna Barreto, e Ainda Escuto o Céu Embaixo D’Água, produzido pelo Ateliê Xica Manicongo de Cinema. Após as exibições, haverá um debate com as realizadoras e apresentações musicais com as Destaladeiras de Fumo de Arapiraca e da aguabranquense Suzi Mariana.

Em Maceió, o evento acontecerá na Casa Sambacaitá, com a exibição dos filmes Benção, de Maysa Reis, O Canto, de Izabella Vitório e Isa Magalhães, e Riacho Doce, de Vanessa Mota. Além do debate com as diretoras, a programação contará com apresentações de Telma César e do Grupo Clowns de Quinta, que apresentará o espetáculo As Clownssícas Cenas de Improviso.

A atividade ocorrerá gratuitamente nos dois municípios, mas pedimos para que, quem puder, leve um pacote de absorventes higiênicos, que serão doados mulheres em situação de privação de dignidade menstrual.

A Mostra Alagoana de Cinema Feminino surge com o propósito de fortalecer a visibilidade e o reconhecimento das vozes femininas no campo cultural, contribuindo para mudanças não apenas em Alagoas, mas em todo o Brasil. O evento celebra a diversidade e a criatividade de nossas artistas, criando um espaço de troca e reflexão sobre a importância da representatividade de gênero nas artes.

SERVIÇO:
O QUE: I Mostra Alagoana de Cinema Feminino
QUANDO: Dia 29 de março, a partir das 16h
ONDE:
Arapiraca: Sesc Arapiraca (Rua Manoel Francisco Cazuza, s/nº – Santa Edwiges)
Maceió: Casa Sambacaitá (Avenida Jucá Nunes, nº 44 – Jaraguá)
QUANTO: Evento gratuito. Em parceria com a campanha pela dignidade menstrual, pedimos que, quem puder, traga um pacote de absorventes higiênicos para a entrada.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.