CREA-RS preenche documentos por voz com Alexa

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (CREA-RS) contratou a solução Globant Enterprise AI, da multinacional argentina de desenvolvimento de software adquirida pela GeneXus em 2022, para criar uma ferramenta de preenchimento de documentos por voz em seu portal.

Desenvolvida em nove meses com um investimento de R$ 600 mil, a solução é integrada à Alexa, assistente virtual da Amazon, e já atende cerca de 80 mil profissionais do estado.

Através de um comando por voz, os engenheiros agora podem emitir as Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs), documento que atesta a sua aptidão na realização de uma a obra ou trabalho para o qual foi contratado, a partir de qualquer lugar, sem a necessidade de estar na frente de um notebook. 

“Isso agiliza a solicitação do documento para o início das obras ou trabalho para o qual o engenheiro foi contratado”, afirma Rodrigo Paines, Chief Technology Officer (CTO) da CREA-RS.

Além disso, o portal do Conselho se tornou o primeiro do Brasil a permitir o recolhimento e a assinatura de ART dentro do ambiente Gov.br. 

Funcionalidades adicionais, como cadastro de convênios, consulta ao acervo técnico, emissão de certidões de registro profissional, anuidades e acesso gratuito à Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) também fazem parte do sistema.

A GeneXus é uma das maiores empresas de tecnologia do Uruguai e a sua plataforma de desenvolvimento low-code tem distribuição mundial. No ano passado, a GeneXus foi comprada pela argentina Globant, uma multinacional de desenvolvimento de software.

Com a compra, a Globant afirma ter se tornado uma das primeiras líderes do setor a investir em uma plataforma low-code. O objetivo era fortalecer a Globant X, divisão da companhia que funciona como uma incubadora de inovação.

Fundada em 2003 e com sede em Buenos Aires, a Globant possui 23,5 mil funcionários e está presente em 18 países. A companhia  conta com clientes como Google, Rockwell Automation, Electronic Arts e Santander.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.