GS1 Brasil cria CVC para acelerar startups

A Associação Brasileira de Automação (GS1 Brasil), organização que gerencia padrões globais para facilitar a identificação e a comunicação entre empresas, anunciou a criação da GS1 Brasil Venture, seu programa Corporate Venture Capital (CVC).

O objetivo é acelerar startups em fase de tração e escala atuantes nos setores de automação, digitalização, rastreabilidade, e-commerce, sustentabilidade e responsabilidade ambiental. 

A GS1 Brasil Venture terá como foco a criação de soluções de mercado com tecnologias que impulsionem transformações nos modelos B2B e B2B2C. A aceleradora atuará em cadeias produtivas e logísticas de setores como Retailtech, Logtech, Foodtech, Edtech e Fintech. 

Além do aporte financeiro, cujo valor não foi divulgado, as startups selecionadas terão acesso à rede de associados da GS1 Brasil, integração com grandes empresas, programas de mentoria e acesso a ambientes de inovação.

A GS1 Brasil é responsável por fornecer e gerenciar o uso de códigos de barras padrão, como o Número Global de Item Comercial (GTIN, na sigla em inglês), que auxilia na identificação única de produtos no mercado, facilitando a logística e o controle de estoque. 

Por meio do código de barras, são realizadas mais de 10 bilhões de leituras diárias e 1 bilhão de produtos identificados. A organização padroniza identificadores usados em diversos setores, como varejo, saúde, logística e indústria.

Com mais de 50 anos de atuação, a GS1 está presente em mais de 150 países, abrange 40 setores da economia e conta com mais de 2 milhões de empresas associadas.

A organização sem fins lucrativos gera receita através de taxas de adesão e manutenção, emissão de códigos, serviços de numeração, consultoria, serviços especializados, e programas de educação e capacitação.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.