Airbus A321XLR da Iberia fará o primeiro voo transatlântico

Iberia Airbus A321XLR

A companhia aérea espanhola Iberia apresentou oficialmente nesta quarta-feira, 13 de novembro, o seu Airbus A321XLR, uma cerimónia que decorreu nas instalações de La Muñoza da Iberia, perto do Aeroporto Madrid-Barajas (MAD).

A aeronave tem realizado voos de familiarização para as tripulações em destinos europeus desde o dia 6 de novembro de 2024.

Durante o evento, o CEO da Iberia, Marco Sansavini, enfatizou o potencial transformador do A321XLR tanto para a companhia aérea quanto para a indústria.

“Esta aeronave é uma virada de jogo, permitindo serviços de longa distância com um consumo de combustível por assento 30% menor que o de aeronaves widebody”, disse Sansavini.

O executivo destacou como o A321XLR permite à companhia aérea operar rotas como Madrid a Washington-Dulles (IAD) durante todo o ano.

Anteriormente, a procura de inverno nesta rota era insuficiente para justificar a operação de aeronaves de fuselagem larga, como o Airbus A330. Além disso, a eficiência da aeronave permite à Iberia adicionar mais frequências aos destinos dos EUA, reforçando a sua vantagem competitiva no mercado transatlântico.

O Airbus A321XLR é uma aeronave de corredor único e possui o maior tanque de combustível do modelo A321, com capacidade extra de 16.000 litros. Voando 11 horas (4.700 nm) ( 8704.4 km) sem escalas. Tornando o XLR a aeronave de corredor único com o maior range.

Leia também:

  • Boeing prevê que tráfego de carga aérea dobrará até 2043
  • Avião chinês COMAC C929 com mesma capacidade do A330 e B787 fecha contrato
  • Gulfstream G700 bate 65 recordes de velocidade entre cidades
Adicionar aos favoritos o Link permanente.