Fragatas britânicas Tipo 23 monitoraram novamente a navegação de uma Força-Tarefa da Marinha Russa da Síria

Após relatos recentes e ações semelhantes em semanas anteriores, fragatas Tipo 23 da Marinha Real e navios de apoio monitoraram novamente o trânsito pelo Canal da Mancha de uma Força-Tarefa da Marinha Russa, que supostamente estava retornando da Síria após operações no Mediterrâneo Oriental.

Nos últimos meses, a Marinha Real Britânica, assim como outras forças navais europeias, tem monitorado de perto a navegação de navios da Marinha Russa quando eles partem de suas bases nas frotas do Báltico e do Mar do Norte com destino ao Mediterrâneo. Segundo relatos, unidades de superfície como contratorpedeiros e fragatas, bem como navios de apoio logístico e de assalto anfíbio, foram listados, enquanto submarinos de ataque da classe Kilo II também foram detectados.

Em um dos episódios mais recentes, anunciado oficialmente em 19 de março, uma Força-Tarefa da Marinha Russa foi detectada navegando no Atlântico após concluir operações na Síria. Conforme planejado, ao entrar no Canal da Mancha, a formação russa foi seguida de perto por uma operação de vigilância composta por navios e aeronaves das Forças Armadas Britânicas.

Para a Marinha Real, a fragata Tipo 23 HMS Somerset, que já foi utilizada em avistamentos de embarcações russas, liderou os esforços de vigilância e monitoramento da Força-Tarefa Russa, complementada pelo caça-minas HMS Cattistock da Frota Auxiliar Real e pelo navio de apoio RFA Tidesurge.

Na frente aérea, foi notável a presença do helicóptero Merlin, operando a partir do HMS Somerset e pertencente ao 814º Esquadrão Aéreo Naval, complementado pela aeronave de patrulha marítima P-8 Poseidon da Força Aérea Real (RAF) enviada da RAF Lossiemouth.

Navios britânicos confirmaram que a formação naval russa consistia no contratorpedeiro classe Udaloy RFN Severomorsk, no navio de assalto anfíbio RFN Alexander Shabalin e nos navios de transporte MV Sparta IV e MV Siyanie Severa.

A esse respeito, a Marinha Real Britânica detalhou que: “O Severomorsk, um navio da classe Udaloy, encontrou-se com os navios de carga e desembarque no extremo oeste do Canal, na Cornualha, onde o caça-minas HMS Cattistock já estava monitorando o grupo russo“.

Acrescentando, nas palavras do Ministro das Forças Armadas Luke Pollard, “A Rússia não deve ter dúvidas de que o Reino Unido defenderá suas águas. Agradeço a todo o pessoal que escoltou este comboio russo.

A segurança nacional é um pilar fundamental do Plano de Mudança do Governo, e garantir a liberdade de navegação contribui para a nossa economia“, acrescentou.

Você pode estar interessado em: A Frota do Norte da Marinha Russa treinou com os sistemas de defesa costeira Bal

La entrada Fragatas britânicas Tipo 23 monitoraram novamente a navegação de uma Força-Tarefa da Marinha Russa da Síria aparece primero en Zona Militar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.