Protesto no Paraguai paralisa a fronteira nesta terça-feira (25) – acompanhe

Prefeito Miguel Prieto (ao centro) é um dos participantes do protesto na segunda maior cidade do Paraguai.

O Paraguai está vivendo, nesta terça-feira (25), uma jornada de protestos em todo o país. Na fronteira, as manifestações acontecem em Ciudad del Este, Presidente Franco e Minga Guazú, bem como em municípios da região do lago de Itaipu.

Leia também:
Paraguai terá protesto nesta terça-feira (25) – veja os pontos de manifestação

Em Ciudad del Este, a concentração começou por volta das 7h30, nas imediações da Rotonda Oasis. A rotatória é a segunda da Rodovia PY02 para quem entra no país pela Ponte da Amizade.

Clique aqui e receba notícias no seu WhatsApp!

De lá, os manifestantes seguiram para a Rotonda Reloj, localizada na área central de Ciudad del Este, na esquina da loja Monalisa. No local, há um palanque no qual lideranças da região e de outras partes do Paraguai fazem discursos.

Em paralelo, taxistas atravessaram seus veículos nas principais ruas do centro de Ciudad del Este, como forma de bloquear o trânsito.

Na Ponte da Amizade, às 9h, havia fila dupla no sentido Paraguai, com lentidão na passagem pela aduana paraguaia; e pouco movimento no sentido Brasil.

O tráfego na via fronteiriça não chegou a ser interrompido, mas muitos motoristas optaram por evitar a travessia. O bloqueio de avenidas no Paraguai está dificultando o acesso à ponte para quem pretende vir ao Brasil.

O protesto é organizado por entidades civis e partidos de oposição, tendo como pauta temas como o combate à corrupção.

Além disso, os participantes questionam pontos como os aumentos no custo de vida no Paraguai e a precarização no mercado de trabalho. O descumprimento de promessas pelo presidente Santiago Peña, do Partido Colorado, também mobiliza os manifestantes.

Outras cidades do Paraguai

A manifestação desta terça tem alcance nacional no Paraguai, com destaque para a convocação de atos em Assunção, cidades da região metropolitana e Ciudad del Este.

Na fronteira, em Presidente Franco, o protesto acontece na ponte sobre o Rio Monday, na ligação com Los Cedrales. Em Minga Guazú, os manifestantes estão no encontro das rodovias PY02 e PY06, um dos principais entroncamentos do leste do Paraguai.

Por outro lado, na região do lago de Itaipu, organizações sociais e produtores rurais anunciaram protestos em vários municípios. De acordo com o jornal ABC Color, há atos programados para Itakyry (Chino Cué), San Alberto e Mbaracayú (Puerto Indio).

O post Protesto no Paraguai paralisa a fronteira nesta terça-feira (25) – acompanhe apareceu primeiro em Últimas Notícias de Foz do Iguaçu e Região – H2FOZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.