A Frota do Norte da Marinha Russa treinou com os sistemas de defesa costeira Bal

A Frota do Norte da Marinha Russa realizou há alguns dias uma série de exercícios com os sistemas de defesa costeira Bal. As atividades foram desenvolvidas em um contexto simulado, no qual as unidades locais tiveram que enfrentar navios hostis navegando em águas do Mar de Barents, a grande distância da costa.

De acordo com o informado pelo Ministério da Defesa russo, “…O desdobramento dos sistemas de defesa costeira (Bal) utilizou mísseis contra alvos marítimos que simulavam navios inimigos localizados a mais de 200 quilômetros da costa, no Mar de Barents…”.

A unidade da Marinha Russa encarregada de conduzir esse treinamento foi a Divisão de Mísseis da Brigada Separada de Mísseis da Frota do Norte. O desdobramento dos sistemas de mísseis de defesa costeira Bal incluiu exercícios de formação de combate e preparação dos veículos uma vez ocupadas as posições de lançamento. Após consolidar os pontos a partir dos quais se deveria operar, o pessoal russo desdobrou o complexo Bal, para posteriormente dar início ao plano de ação para detectar objetos marítimos, simulando-se o lançamento de mísseis contra navios a mais de 200 quilômetros da costa.

“…O treinamento tem como objetivo melhorar as habilidades práticas do pessoal da divisão no desempenho de suas tarefas atribuídas…”, mencionou o Ministério da Defesa russo em seu boletim de imprensa.

O sistema de defesa costeira Bal foi concebido para integrar o dispositivo defensivo terrestre russo contra a ameaça de navios inimigos, proporcionando proteção a bases navais, instalações costeiras e infraestrutura crítica. “…Uma característica especial do complexo Bal é sua alta mobilidade, bem como a capacidade de mudança de posições e lançamento rápido de seus mísseis…”.

Embora o sistema de defesa costeira Bal tenha sido concebido para destruir alvos a uma distância de até 120 km a qualquer hora do dia e nas condições climáticas mais adversas, a incorporação de novas tecnologias, como é o caso das últimas versões do míssil Kh-35, teria aumentado seu alcance para até 300 quilômetros.

Uma bateria do complexo Bal pode operar com um ou vários sistemas centralizados de comando e controle, além de poder utilizar os sistemas de controle próprios dos veículos lançadores. Este último ponto permite descentralizar as operações, além de proporcionar a flexibilidade necessária diante da ameaça inimiga. Outro aspecto notável é a capacidade todo-terreno do sistema, já que o mesmo está montado em veículos lançadores MZKT-7930 8×8, permitindo ao sistema operar em condições desfavoráveis, como neve ou lama.

Imagem de capa: MinDef Rússia.

La entrada A Frota do Norte da Marinha Russa treinou com os sistemas de defesa costeira Bal aparece primero en Zona Militar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.