EUA estariam prestes a anunciar a escolha da empresa que desenvolverá e fabricará o futuro caça de sexta geração NGAD que equipará sua Força Aérea

Ao longo dos últimos anos, o projeto de desenvolvimento de um novo caça de sexta geração para substituir os F-22 Raptor da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) tem sido marcado por altos e baixos. Denominado NGAD (Next Generation Air Dominance), este tem sido objeto de escrutínio público devido ao seu potencial e ao elevado custo de investimento, além de ter sido alvo de reformulações, inclusive sendo colocado em pausa no ano passado até a posse de uma nova administração. No entanto, o atual governo dos Estados Unidos, liderado pelo presidente Donald J. Trump, estaria decidido a dar o próximo grande passo do projeto com a definição e escolha da empresa que irá conduzir o desenvolvimento e a fabricação do novo avião de combate da USAF.

Atualmente, ao longo dos últimos anos, diversas empresas vêm trabalhando no desenvolvimento conceitual da futura aeronave, em linha com os requisitos formulados pelo Pentágono e pela Força Aérea dos Estados Unidos. O processo, que contou com empresas como a Northrop Grumman — que desistiu de continuar como contratante principal para focar nos seus bombardeiros B-21 Raider —, resultou em dois concorrentes principais; a saber: Lockheed Martin e Boeing, junto com empresas parceiras de cada proposta.

Segundo informado por agências de notícias internacionais, autoridades confirmaram que o presidente Trump realizará uma coletiva de imprensa a partir do Salão Oval da Casa Branca, na qual estará acompanhado pelo Secretário de Defesa, Pete Hegseth, e pelo Chefe do Estado-Maior da USAF, General David Allvin, onde a expectativa é o anúncio da escolha da empresa que irá conduzir o desenvolvimento e a fabricação do NGAD.

Embora não tenham sido fornecidos maiores detalhes ou indícios, ambas as empresas que disputam o contrato são alguns dos mais importantes fornecedores de equipamentos militares para as Forças Armadas dos Estados Unidos, com um longo e bem-sucedido histórico. No caso da Lockheed Martin, a empresa é atualmente a principal fabricante dos caças de quinta geração F-22 Raptor e F-35 Lightning II, que equipam a Força Aérea dos EUA. No entanto, apesar desse histórico, a companhia teria sofrido um duro revés ao se saber que pode ter sido deixada de fora do projeto F/A-XX, por meio do qual a Marinha dos EUA também busca desenvolver seu próprio caça de sexta geração.

Por sua vez, a Boeing, no setor de Defesa, é atualmente a fabricante do novo caça F-15EX Eagle II da USAF, além de ser um dos principais fornecedores de aviões de transporte e reabastecimento em voo para a força. Deve-se também mencionar sua participação na renovação das aeronaves de controle aerotransportado e alerta antecipado, baseada na plataforma 737, conhecida como E-7 Wedgetail, destinada a substituir os E-3 Sentry.

*Imagens conceituais utilizadas apenas para fins ilustrativos.

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