Paróquia São José de Alegrete prepara festa para o santo padroeiro

A paróquia São José em Alegrete, na semana do padroeiro, e ainda na Quaresma vem realizando atividades até a festa que será realizada no próximo domingo na igreja na rua Bento Manoel.

O padre Alvano diz que já realizaram a novena com o tema José e Maria em harmonia com o projeto de Deus que preparou os fieis para celebrar o santo que foi pai de Jesus. No dia 23 será realizada a caminhada em homenagem ao Santo com saída às 8h 30min, desde a praça do Bebedouro até à igreja São José, Depois será celebrada uma missa no templo da paróquia.

Ao meio dia o padre Alvano diz que terão a tradicional festa de São José, no salão da igreja quando devem se reunir cerca de 300 pessoas .

São José é descendente da casa real de Davi. É o esposo da Virgem Maria e pai adotivo de Jesus Cristo. Nos Evangelhos ele aparece na infância de Jesus. Pode-se ver as citações nos livros de Mateus Capítulos 1 e 2, e em Lucas 1 e 2. Na Bíblia, São José é apresentado como um justo. Mateus, em seu Evangelho, descreve a história sob o ponto de vista de José. Já Lucas narra o tempo de infância do menino Jesus contando com a presença de José.

São José devotou sua vida aos cuidados de Jesus e Maria. Vivendo do trabalho de suas mãos, como carpinteiro, sustentou sua família com dignidade e exemplo. A profissão de carpinteiro propiciava dignidade à família. José era um judeu religioso e praticante. Ele consagrou o menino Jesus no Templo, logo depois que o menino nasceu. Este ato só era praticado na época por judeus piedosos. São José levava sua família regularmente às peregrinações de seu povo em Jerusalém, como, por exemplo, na Páscoa. Foi numa dessas peregrinações em que, na volta para Nazaré, o menino Jesus ficou em Jerusalém conversando com os doutores da lei. O menino tinha, então, doze anos. José e Maria, aflitos, voltam ao templo e encontram o menino Jesus debatendo com os doutores da lei. Nesta ocasião, Jesus afirma que ‘Tinha que cuidar das coisas de seu Pai’. Esta é a última vez que José é mencionado nas Sagradas Escrituras. Todos os indícios levam a crer que José faleceu antes de Jesus começar sua vida pública. Caso contrário, ele certamente teria sido mencionado pelos evangelistas, como o foi Maria.

O post Paróquia São José de Alegrete prepara festa para o santo padroeiro apareceu primeiro em Alegrete Tudo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.