Como vai ser a feira da maconha em São Paulo

A ExpoCannabis Brasil 2024 está prestes a abrir suas portas, trazendo uma série de novidades e melhorias em relação à edição anterior. Para a segunda edição do evento, marcada para acontecer entre os dias 15 e 17 de novembro no São Paulo Expo, em São Paulo, os participantes contarão com aumento do espaço de exposição, a melhoria na circulação dos corredores e o incremento nas opções de alimentação. A feira ocupará os pavilhões 7 e 8, triplicando o espaço disponível para expositores e visitantes.

Mais de 300 empresas estão confirmadas na exposição de 2024. Haverá representantes dos ramos medicinal, industrial (papéis e acessórios para fumar), comércio (tabacarias e headshops), bebidas (terpenadas e para harmonização, de cerveja a café), sementes e tecnologia. A diversidade de expositores reflete a amplitude do mercado de cannabis e a relevância do evento como um ponto de encontro para profissionais e entusiastas da indústria. Além disso, haverá uma variedade de atrações artísticas, culturais e intelectuais.

Segundo Larissa Uchida, CEO da ExpoCannabis, o evento vai oferecer uma experiência imersiva e inesquecível para todos. “Espero que a ExpoCannabis continue a fortalecer sua posição como o principal ponto de encontro da indústria da cannabis no Brasil, inspirando novas parcerias, catalisando inovações e promovendo a educação sobre os benefícios e desafios do setor. O evento não apenas impulsiona o desenvolvimento econômico da indústria, mas também educa o público sobre os usos medicinais e industriais da cannabis, contribuindo para uma maior aceitação e avanço da atual regulamentação do nosso setor”, disse

A expectativa é que a regulamentação da cannabis no Brasil avance significativamente nos próximos cinco anos, com impactos positivos em diversos setores, como a indústria têxtil, alimentícia, papel e celulose e construção civil. A ExpoCannabis desempenha um papel crucial nesse cenário, promovendo discussões sobre regulamentação, compartilhamento de melhores práticas e educação sobre os benefícios da cannabis. “Estamos comprometidos em colaborar com legisladores, especialistas e a comunidade para promover um ambiente regulatório favorável que estimule o crescimento sustentável e responsável da indústria no país”, afirmou Larissa Uchida.

A ExpoCannabis Brasil 2024 traz à tona questões cruciais sobre a regulamentação da cannabis no Brasil. Atualmente, as principais ações em tramitação são o PL399, focado no uso medicinal, e o recurso extraordinário recém-discutido pelo Supremo Tribunal Federal, que descriminalizou a posse e uso de quantidades definidas, diferenciando usuários de traficantes.  O Brasil enfrenta desafios regulatórios, com uma legislação conservadora em comparação a países vizinhos como Peru, Colômbia, Paraguai e Uruguai. A ampliação do debate é impulsionada por empresas, entidades e eventos do setor, que se mobilizam para promover avanços na regulamentação.

O mercado de cannabis mundial deve crescer para US$105 bilhões até 2026, e há pesquisas que indicam as perdas econômicas do Brasil por estar fora deste mercado. Até o ano passado, 430 mil pessoas se beneficiavam da cannabis medicinal no Brasil, e dados atualizados serão divulgados em breve.

Primeira edição da ExpoCannabis Brasil (Foto: Divulgação)

Estudos científicos recentes comprovam a eficácia da cannabis medicinal, e a ANVISA registrou um crescimento de 93% na importação de produtos em 12 meses. O consumo de cannabis medicinal ainda não é contabilizado por categoria no Brasil, mas a demanda por dados detalhados é crescente. A ExpoCannabis Brasil segue apoiando o desenvolvimento da indústria, mesmo sem representar o setor oficialmente.

O mercado de canabidiol mundial e latino-americano é monitorado por relatórios da Prohibition Partners, e estima-se um crescimento significativo. No Brasil, mais de 10 mil profissionais estão habilitados para prescrever CBD, mas o número ainda é considerado baixo frente à demanda.

O post Como vai ser a feira da maconha em São Paulo apareceu primeiro em BM&C NEWS.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.