Tiroteio e barricadas queimadas na Vila Aliança; vídeos

Tiroteio, barricadas queimadas e prisões marcam a manhã desta quinta-feira (20), na Vila Aliança, em Bangu, na Zona Oeste do Rio. Policiais civis da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) e da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA) realizam uma operação contra um grupo criminoso especializado em roubos a vans.

Até às 8h, já havia seis criminosos presos. Investigações apontam que a associação criminosa causou um prejuízo de mais de R$ 5 milhões ao setor de transporte turístico no estado somente em 2024.

Segundo apurado, a quadrilha, que atua principalmente na Zona Oeste do Rio, após os roubos desmancha os veículos, a fim de vender suas peças.

As diligências ocorrem na Vila Aliança e contam com o apoio de outras unidades do Departamento-Geral de Polícia Especializada (DGPE) e da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE).

Os agentes estão nas ruas para cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão. Para tentar dificultar o acesso dos policiais, traficantes colocaram fogo em várias barricadas da região. 

Leia também

  • Imagem ilustrativa da imagem Funcionários de associação de moradores presos na Zona Oeste

    Funcionários de associação de moradores presos na Zona Oeste

  • Imagem ilustrativa da imagem Bandido que causava terror na Baixada é preso no Espírito Santo

    Bandido que causava terror na Baixada é preso no Espírito Santo

  • Imagem ilustrativa da imagem Fuzis de Miami eram usados por traficantes do Rio

    Fuzis de Miami eram usados por traficantes do Rio

A ação faz parte da segunda fase da “Operação Torniquete”, que tem como objetivo reprimir roubo, furto e receptação de cargas e de veículos, delitos que financiam as atividades das facções criminosas, suas disputas territoriais e ainda garantem pagamentos a familiares de faccionados, estejam eles detidos ou em liberdade. Desde setembro, já são mais de 450 presos, além de veículos e cargas recuperados.

As investigações revelaram que os criminosos operam de forma altamente organizada, contando com batedores, roubadores, receptadores e desmanchadores. O líder do grupo foi flagrado em diversas conversas coordenando as ações do bando, indicando alvos e negociando veículos roubados. Além dele, outros membros foram identificados.

As diligências demonstraram que os criminosos mantinham contato constante para planejar e executar os roubos. Durante a investigação, um dos comparsas da quadrilha foi preso em flagrante conduzindo uma van recém-roubada, confirmando a especialização do grupo nesse tipo de crime.

A operação tem como objetivo desarticular a estrutura criminosa e garantir mais segurança para a população, especialmente motoristas de transporte alternativo e empresas de turismo. Além das prisões, os agentes buscam apreender armas, celulares e outros materiais que possam reforçar as provas contra os investigados.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.