Nos dias 15 e 16 de novembro, a cidade de Xanxerê, localizada no oeste de Santa Catarina, será palco do XXXº Congresso Nacional do Movimento O Sul é o Meu País. O evento, que vai acontecer no Espaço Cassemiro, no Center Hotel (Rua da independência, 230, centro), além de reunir filiados, lideranças e ativistas da causa sulista, contará com a Assembleia Geral da instituição, durante a qual será eleita a nova diretoria que conduzirá o Movimento pelos próximos três anos. Além disso, o congresso trará uma série de palestras com especialistas abordando temas como desenvolvimento humano, federalismo, secessão, autodeterminação dos povos e formação de lideranças.
Segundo o presidente do Movimento, Moisés dos Reis, o congresso deste ano tem um caráter histórico, afinal, chegou à sua trigésima edição. “Nossa instituição completou 32 anos de existência e continua firme na luta pela autodeterminação do povo sul-brasileiro. Este momento, mais do que nunca, exige a união do povo do Sul para pressionarmos Brasília por mais autonomia e autodeterminação. O que temos visto nos últimos anos é uma crescente centralização, não apenas de recursos, mas também de decisões. Quem sabe o que é melhor para o povo do Sul é o próprio povo sulista, e isso não podemos abrir mão”, declarou Reis.
Palestras e lançamento de livro
A abertura oficial do evento será às 19h15 do dia 15, com um discurso da direção nacional do Movimento. Em seguida, o Prof. Dr. Arnildo Korb ministrará a palestra “O capital social como uma das bases para a construção da resiliência humana”. Às 21h, o advogado Dr. Ivan Sérgio Feloniuk, do Rio Grande do Sul, apresentará a palestra “Avançando rumo à liberdade”, abordando aspectos jurídicos e políticos relacionados ao avanço rumo à autonomia regional.
No dia 16, a programação começa cedo, às 8h30, com a palestra do Prof. Ozinil Martins de Souza, ex-reitor da Uniasselvi, intitulada “A história ensina”. Nela, o professor fará uma análise histórica de diversos movimentos separatistas ao redor do mundo, relembrando exemplos bem-sucedidos e outros que não lograram êxito, aprofundando-se nos motivos pelos quais uns venceram e outros fracassaram.
Às 10h, encerrando o ciclo de palestras, o jornalista, escritor e historiador Celso Deucher, cofundador do Movimento O Sul é o Meu País, apresentará a palestra “Líderes para um Sul Livre”, que também é o título de seu novo livro, a ser lançado durante o evento. A obra, com 200 páginas e selo do Gesul, é uma espécie de manual para a formação de líderes sulistas e ativistas engajados na causa da autodeterminação do povo sul-brasileiro.