Pista de pavimentação flexível é entregue ao prefeito Jesse

O Sindicato da Indústria da Construção de Estradas, Pavimentação e Terraplenagem do Rio Grande do Sul (SICEPOT-RS) e a Associação Brasileira de Distribuidores de Ligantes Asfálticos (ABEDA) formalizaram, nesta terça-feira (18/03/2025), às 18h, a entrega oficial da pista de pavimentação flexível ao Prefeito Jesse Trindade, em Alegrete. A estrutura, com 100 metros de extensão, foi doada para permitir uma comparação direta com o experimento de pavimentação em concreto de cimento Portland, que vem sendo conduzido na mesma avenida sob incentivo da indústria do cimento/concreto.

Execução e Entrega da Pista de Pavimentação Flexível

Após a preparação das camadas inferiores de base e sub-base, a pavimentação asfáltica teve início na manhã desta terça-feira. Ao final do mesmo dia, às 18h, a via já estava pronta e sinalizada, estando em condições de ser liberada ao tráfego. O pavimento flexível foi dimensionado para suportar a mesma carga e ter a mesma vida útil do pavimento rígido em concreto, que está sendo executado em frente à Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

A estrutura da pista flexível foi composta pelos seguintes elementos:

20 cm de Macadame (sub-base estrutural e drenante);

15 cm de Brita Graduada Simples (BGS) (base);

6 cm de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) com polímero (camada de rolamento asfáltica);

Total da estrutura: 41 cm de pavimento flexível.

Problemas no Pavimento Rígido em Execução

A execução do pavimento rígido enfrentou dificuldades. O projeto previa uma espessura de 13 cm de concreto, mas, após um incidente de trânsito na madrugada de domingo, placas rompidas foram analisadas e apresentaram espessuras variando entre 16 cm e 18 cm. Esse aumento inesperado elevou os custos do projeto em até 40% devido ao maior consumo de material.

Diferente da pista flexível, a pavimentação em concreto não recebeu uma camada de macadame estrutural e drenante ou outra solução equivalente, sendo aplicada apenas sobre uma camada superficial de brita. A ausência dessa base compromete a drenagem e a estabilidade do pavimento, reduzindo sua vida útil e aumentando a probabilidade de falhas estruturais, especialmente em períodos de alta umidade.

Análise Comparativa de Custos – Pavimento Rígido vs. Pavimento Flexível

O SICEPOT-RS e a ABEDA apresentaram ao Prefeito dois orçamentos detalhados, considerando os seguintes fatores:

Pavimento Flexível (CBUQ)

Remoção do pavimento antigo;

Reconstrução da base e sub-base com estrutura completa;

Aplicação da camada de CBUQ com polímero.

Pavimento Rígido (PUC – Pavimento Urbano em Concreto)

Remoção do pavimento antigo;

Aplicação de uma camada mínima de Brita Graduada (sem reforço estrutural adequado);

Execução da placa de concreto de 13 cm com macro fibra e cura química.

A análise demonstrou que, mesmo sem considerar a sub-base que deveria ter sido implantada, o pavimento rígido teve um custo 20% superior ao do pavimento flexível para a mesma carga e vida útil. Ao incluir a estrutura de sub-base necessária e o excesso de espessura aplicado no concreto, o custo do PUC superou em mais de 50% o custo do pavimento flexível.

Situação do Pavimento Anterior e Importância da Comparação

Antes da nova pavimentação, a Avenida Tiarajú contava com apenas uma camada de 5 cm de CBUQ aplicada diretamente sobre solo/cascalho, sem estrutura de base ou sub-base. Essa condição reforça a necessidade de um projeto bem dimensionado para garantir melhor desempenho e longevidade do pavimento.

O SICEPOT-RS e a ABEDA destacam que a iniciativa permitirá o acompanhamento técnico da durabilidade e do comportamento de ambas as soluções ao longo do tempo. A parceria com a Unipampa e a Prefeitura de Alegrete viabilizará um monitoramento contínuo do desempenho dos pavimentos, permitindo que futuras escolhas sejam baseadas em critérios técnicos e financeiros, e não apenas em interesses comerciais.

A comparação entre as soluções será aberta ao público, e a avaliação técnica servirá como referência para outros municípios que buscam eficiência e sustentabilidade na pavimentação de suas vias urbanas.

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